A vice-reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e representante da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ABRUC), Andréia Rosane de Moura Valim, esteve em Brasília - DF na última semana para participar da 6ª Reunião do Pleno do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT). A reunião, de caráter estratégico, foi realizada no Palácio do Planalto e presidida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A participação de Andréia, como membro do Conselho, reforçou a importância das instituições comunitárias de ensino superior no cenário de Ciência, Tecnologia e Inovação do país.
Entre a pauta e os destaques, o tema central do encontro foi "Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil justo, desenvolvido e soberano". A pauta da 6ª Reunião do Pleno do CCT incluiu pontos fundamentais para o futuro, como apresentação e entregas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), iniciando com a abertura da ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e vice-presidenta do CCT, Luciana Santos, que detalhou as entregas e os impactos do Ministério na sociedade brasileira. Foi realizado, também, um momento de homenagem, incluindo a entrega da medalha dos 40 anos do MCTI e do Livro 50 Anos do CCT ao presidente Lula, além de uma homenagem póstuma a cinco ex-conselheiros.
Na reunião também foi abordada a apresentação da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o período 2024–2034, bem como a votação e a aprovação da Resolução nº 5 do CCT, que visa a aprovação formal da Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia, marco fundamental para a política científica e tecnológica do país na próxima década. O encerramento contou com as falas do vice-presidente, Geraldo Alckmin e do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, sublinhando o compromisso do Governo Federal com a área de ciência e tecnologia.
As Universidades Comunitárias, representadas pela ABRUC, desempenham papel fundamental na produção de conhecimento, pesquisa e inovação, alinhando-se aos objetivos de um Brasil mais justo, desenvolvido e soberano por meio da ciência. A ABRUC representa atualmente 68 Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES).

Andréia representou a Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ABRUC)


