Evento discutirá as transformações digitais no âmbito da gestão pública e promoverá minicursos gratuitos para servidores públicos

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) será a anfitriã do XII Congresso Internacional de Direito Administrativo, a ser realizado entre os dias 8 e 10 de novembro de 2023. Sediado pela primeira vez no Brasil, o evento é uma iniciativa da Associação Internacional de Direito Administrativo e terá como tema "Administração Pública, Inovação Tecnológica e Política Pública". Um ato formal de lançamento foi realizado no último dia 19 para anunciar oficialmente o congresso.

Na ocasião, estiveram presentes o pró-reitor Acadêmico da Unisc, professor Rolf Fredi Molz; a professora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Mackenzie integrante da Capes, Irene Nohara; Emerson Gabardo, membro da REDE e integrante do PPGD da PUC/Paraná e da Federal do Paraná; Daniel Hachem, também integrante do PPGD da PUC/Paraná e da Federal do Paraná; o secretário de Planejamento e Governança de Santa Cruz do Sul, Everton Oltramari; e a coordenadora geral do evento, professora Caroline Müller Bitencourt.

O pró-reitor, Rolf Fredi Molz, destacou a parceria da Instituição com a gestão municipal na promoção do evento. “Trazê-lo para o Brasil e para a Unisc foi um grande feito e ficamos muito agradecidos pela parceria com a prefeitura, por todo o envolvimento dos professores que estão coordenando. Temos certeza que vai ser um grande evento para a Universidade e para comunidade, também, com os minicursos que, com certeza, vão engrandecer”, expressa. Entre os dias 8 e 10 de novembro, o congresso – que tem patrocínio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul – também oferecerá minicursos gratuitos para servidores públicos e agentes públicos municipais.

Sob a coordenação da professora do PPGD da Unisc, Caroline Müller Bitencourt, o congresso também conta com o apoio de um comitê composto por programas de pós-graduação renomados no país, incluindo a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) entre outras.

Em 2023, o evento pretende ampliar o debate e a reflexão sobre as transformações digitais no âmbito da gestão pública, um desafio emergente para a academia e o direito administrativo contemporâneo. O Congresso é voltado à comunidade acadêmica em geral, incluindo alunos de graduação e pós-graduação, bolsistas de iniciação científica, bem como a gestores públicos locais e regionais. Até o momento, já estão confirmados participantes de cinco países, totalizando mais de 50 professores estrangeiros e brasileiros vinculados a programas de pós-graduação.

A edição anterior do evento, realizada na Cidade do Querétaro, no México, em setembro de 2022, destacou-se pela expressiva contribuição da comunidade acadêmica internacional, com a presença de 104 conferencistas, incluindo 48 estrangeiros de 8 países diferentes, reforçando a importância e a tradição do evento. Para mais informações, acesse o site oficial do Congresso: unisc.br/site/xii-congresso-internacional

Carolina Goettems de Oliveira Appel
Estagiária de Jornalismo supervisionada pela jornalista Bruna Ortiz Lovato MTB/RS 14152

Carolina Goettems de Oliveira Appel