A Universidade de Santa Cruz do Sul, em parceria com a Secretaria de Justiça, Sistema Penal e Socioeducativo, com a Secretaria Estadual de Saúde e com a Federação dos Conselhos da Comunidade do Rio Grande do Sul,  promoverá, nos dias 9 e 10 de novembro de 2022, no Auditório Central, o  II Congresso Estadual de Políticas Públicas e Participação Social no Sistema Prisional. O evento é destinado a profissionais da saúde, da educação, da segurança, pesquisadores, gestores, comunidade e do controle social, e que desejam somar esforços para a construção e qualificação de saberes e práticas de organização, gestão, pesquisa e planejamento na área prisional. O evento está na sua segunda edição, e será marcado pela intersetorialidade e interinstitucionalidade, contando com a presença de participantes do Rio Grande do Sul e de outros estados brasileiros. Durante os dois dias, também ocorrerão a IV Mostra Estadual de Experiências na Saúde Prisional, o XII Encontro Estadual de Conselhos da Comunidade, o III Encontro de Coordenadores da Política Estadual de Saúde Prisional, o VIII Seminário de Políticas Prisionais e Direitos Humanos. Em espaços distintos, acontecerão palestras, mesas redondas, workshops, Mostras de Experiências de Saúde, Conselho da Comunidade, Trabalho, Educação e Alternativas penais no contexto prisional. Além disso, estarão expostos artesanatos produzidos por pessoas privadas de liberdade de diversas regiões do Estado.

As inscrições são limitadas e gratuitas, devendo ser efetuadas site oficial do evento, até o dia 07 de novembro de 2022. Após essa data, as inscrições poderão ser realizadas diretamente no local do evento.

Mais informações podem ser obtidas em https://www.unisc.br/site/congressoprisional/2022/index.html