No segundo semestre de 2021, entre os meses de novembro e dezembro, a Unisc iniciou um projeto Piloto Internacional, o Collaborative Online International Learning (COIL). O COIL é um modelo de interação acadêmica e cultural com duas ou mais instituições de ensino superior, que envolve professores e estudantes de diferentes países.

Na prática, a colaboração pode ocorrer em disciplinas curriculares dos cursos de graduação ou do programa de pós-graduação. O professor da Unisc, junto com algum professor de instituição estrangeira, preparam juntos o percurso colaborativo de pelo menos quatro encontros na apresentação de um tópico comum. Os estudantes de ambas Universidades devem colaborar entre si para desenvolver o trabalho colaborativo proposto pelos docentes.

As atividades do Programa COIL dependem da colaboração entre professores e alunos para atingir os objetivos pedagógicos e curriculares de cada disciplina.  O projeto piloto, coordenado pela Assessoria Internacional da Unisc, realizou uma sondagem sobre os professores da Unisc interessados no COIL. Até o momento foram desenvolvidas colaborações nos cursos de Direito dos campi de Montenegro e Capão da Canoa, além do curso de Relações Internacionais, respectivamente com a Universidad Católica del Maule, do Chile, e a Universidad Continental do Peru, instituições parceiras da Unisc.

“A partir das iniciativas piloto, percebemos que a Unisc tem um grande potencial para ampliar e qualificar a formação dos alunos através de experiências de intercâmbios virtuais colaborativos e também permitir aos docentes a construção de novos contatos com pares estrangeiros”, reforçou a coordenadora da Assessoria Internacional da Unisc, Cristiana Verônica Mueller,

Disciplinas que participaram do Coil

No curso de Direito, as disciplinas que participaram do COIL foram Direito de família e Sucessório, ministrada por Karina Meneghetti Brendler, nas turmas de Montenegro e Capão da Canoa, em parceria com a professora Jhenny Rivas Alberti; e Direito Penal Parte Geral, ministrada por Leandro Ayres França para turma do campus de Montenegro, em parceria com Emmanuel Bernales Basaez. Nestas disciplinas houveram estudos comparativos entre as realidades do Brasil e do Chile.

Segundo Karina, “ter participado da experiência COIL foi muito enriquecedor para mim enquanto docente, e estou certa de que tenha sido para os estudantes. Estreitar relações com docentes da mesma área de atuação e pensar juntos sobre as atividades promoveu vínculos de trabalho e relacionamentos interessantes".

Já Leandro, aponta que “a experiência foi enriquecedora, principalmente quanto ao ineditismo, na qual os alunos tiveram de coletar dados sobre o sistema prisional em seus países - o que é em si um grande desafio. Além do intercâmbio cultural, creio que o maior ganho para eles foi no aspecto de metodologia de pesquisa”.

No curso de Relações Internacionais, o COIL foi desenvolvido na disciplina de  Relações Internacionais da América Latina e do Caribe, ministrada por Bruno Mendelski de Souza, em conjunto com Harold Bustinza da Universidad Continental, no Peru.

“Além da fantástica oportunidade de frequentar aulas da outra universidade, os alunos elaboraram um trabalho final sobre uma negociação internacional entre Brasil e Peru. Ainda, tiveram a chance de imersão internacional, os estudantes puderam articular os conhecimentos acadêmicos com a prática de simular uma operação de comércio exterior” contou Bruno.

Nestas três disciplinas participaram 146 alunos da Unisc e outros 159 do exterior, sendo 140 chilenos e 19 peruanos.

Expectativas para 2022

Para 2022/1 já estão previstas novas iniciativas de COIL em disciplinas da graduação e pós-graduação. Novas abordagens internas também serão organizadas para entender quais docentes tem a intenção de desenvolver ações internacionais colaborativas.

Segundo o Pró-Reitor Acadêmico, Rolf Fredi Molz, " seguiremos apoiando iniciativas como o COIL, pois entendemos que são importantes para uma das formas de internacionalização, indo ao encontro de uma das missões da Unisc, de formar cidadãos livres, que tenham distintas visões de mundo e que trabalhem de forma cooperada para termos um estado, um país e um mundo melhor”.

Relatos da experiência

Os acadêmicos de Direito, Breno Corrêa Vasconcelos, Laura Berg Corssac e Mateus Silveira Ribeiro, que participaram do projeto em aula, consideraram uma grande oportunidade. “Saber que mesmo em tempos de pandemia, a universidade conseguiu presentear os alunos com um projeto assim é muito gratificante”, contou Breno. Enquanto Laura, apontou que essa iniciativa trouxe contato com novos colegas de pesquisa.

Mateus conclui a análise da experiência lembrando que “antes de chegar na faculdade, é de se esperar coisas grandes e sem dúvidas, mesmo em período de pandemia, este projeto foi o que melhor atendeu minhas expectativas".

Disciplinas que participaram do Coil

Expectativas para 2022