A Unisc, por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), vem promovendo aulas com docentes estrangeiros, em conjunto com professores de cursos da Instituição. As colaborações de docentes estrangeiros nas aulas da Universidade não são uma prática nova, mas têm se intensificado desde o início da pandemia, devido à facilidade de as aulas ocorrerem em formato virtual. Essa prática, chamada de aulas internacionais, reforça o compromisso da Unisc com a internacionalização, além de proporcionar aos alunos uma visão de mundo.

O professor do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação, Alexandre Wegner, explica que a aula de Laboratório de Empreendedorismo e Práticas Comunitárias B-T1 teve a participação do professor Diego Fernando Herrera Cabrera, da Universidade Uisek (Equador), falando sobre os procedimentos que deram certo na aplicação da metodologia de Speed Mentoring. “Os nossos alunos aproveitaram muito o relato para ampliar o conhecimento sobre o assunto, além de beneficiarem-se da oportunidade para se informar sobre o intercâmbio de teorias e informações sobre o país sede da instituição”, destacou. “Valorizamos muito a oportunidade construída pela AAII com as instituições parceiras, pela possibilidade de construir conexões que podem impactar diretamente em nossas ações como parque e incubadora”, ressaltou o professor do Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação, Rafael Kirst.

Para o professor do Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação, Bruno Mendelski, a participação do professor peruano Carlos Salazar na disciplina de Negociações Internacionais mostrou-se um sucesso. “Salazar brindou os discentes da Unisc com uma exposição interessante, enriquecedora e dinâmica. Após sua fala, houve ainda cerca de 1 hora de debate com os acadêmicos, resultando em adicionais de aprendizado”, enfatizou.

“Permitir aos alunos da Unisc terem aulas com professores estrangeiros é certamente um diferencial para sua formação, porque é uma experiência para muitos ainda nova e que impacta por muitas vezes ser em outro idioma e por trazer perspectivas de outro país”, ressaltou a coordenadora da AAII, Cristiana Verônica Mueller. "Tive o prazer de participar de várias aulas on-line com a participação de professores/palestrantes do exterior (Peru, Cazaquistão e Gâmbia). Foram experiências incríveis, de muito aprendizado (cultural, social e econômico) e troca de conhecimentos, que possibilitaram a nós, alunos, ampliar nossa visão de mundo", disse o estudante de Relações Internacionais, Vitor Burin.

Aulas realizadas

- 28/05: Carlos Alberto Recuay Salazar (Universidad Continental do Peru, na disciplina de Negociações Internacionais ministrada pelo professor Bruno Mendelski de Souza - Relações Internacionais).

- 01/06: Roberto Bogorja (Instituto de Marketing del Uruguay, na disciplina de Marketing Estratégico ministrada pelo professor Carlos Alberto Mello Moyano - Administração).

- 02/06: Diego Fernando Herrera Cabrera (Universidad Internacional SEK do Equador, no Laboratório de Empreendedorismo e Práticas Comunitárias B, ministrada pelo professor Alexandre Wegner - Departamento de Ciências, Humanidades e Educação).

-02/06: Wilson Javier Lasluisa (Universidad de Las Americas no Equador, em aula sobre Chocolateria, apoiada pelo professor Everton Luiz Simon - Gastronomia).

-09/06: Renata Faizova (KAZGUU University no Cazaquistão, ministrou a aula Kazakhstan between Russia, China and the USA: the foreign policy challenge, apoiada pelo professor Bruno Mendelski de Souza - Relações Internacionais).

-10/06: Byron Ramiro Revelo (Universidad de Las Americas no Equador, em aula sobre Cocina de fusión, apoiada pelo professor Everton Luiz Simon).

11/06: Makaireh Dampha (investidor do Gâmbia, ministrou a palestra Making Business in the Gambia and Africa, apoiado pelo professor Bruno Mendelski de Souza);

-17/06: Liliana Coutinho (Instituto Politécnico de Leiria em Portugal, ministrou uma aula sobre Marketing Estratégico - Cocriação, para alunos do PPGA, com apoio do professor Flávio Brambilla).

-24/06: Kimmel Chamat Garces (Universidad del Valle da Colômbia, ministrou uma aula sobre Mobilidade urbana na Colômbia, apoiada pelo professor Axel Gustavo Deeke - Arquitetura e Urbanismo).

-28/06: Maria Teresa Fidélis da Silva (Universidade de Aveiro em Portugal, ministrou aula sobre Gestão e planejamento de recursos hídricos, com apoio do professor Marcelo Kronbauer - Engenharia Ambiental);

31/05: Letícia Schramm Arend (Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação da Unisc, ministrou uma palestra sobre o comportamento do líder nas organizações, para alunos do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal).

- 26/06: Rafael Kirst (Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação da Unisc, ministrou uma palestra sobre Innovation in business models para alunos da Universidad Internacional SEK - Equador).

Ao longo deste e do próximo semestre, estão previstas outras atividades, como a participação dos professores do curso de Gastronomia, Everton Luiz Simon e Ana Paula Benetti Machado em aulas da UDLA (Equador), com aulas práticas sobre Cozinha Gaúcha e Cozinha Brasileira; a participação do professsor do curso de Relações Internacionais, Bruno Mendelski de Souza, em aulas na Universidad Internacional SEK (Equador); assim como uma série de aulas internacionais na disciplina de Marketing Estratégico, ministrada pelo professor Flávio Brambilla, no Programa de Pós-Graduação em Administração.

Aulas realizadas