O Comitê de Direitos Humanos para a Promoção da Diversidade Cultural da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) promove, de 9 a 11 de outubro, a Semana da Diversidade e Promoção da Igualdade. Durante os três dias do evento haverá múltiplas atividades, como palestras, oficinas, apresentação de trabalhos, concurso de fotografia e de redação, mostra de monografias, dissertações e teses, espaço cultural da diversidade e concurso de projeto social com organizações civis.

O objetivo é proporcionar para acadêmicos da Unisc, escolas do município e da região, entidades civis e comunidade em geral intensas reflexões e informações acerca dos direitos das minorias e dos grupos de inclusão social, como forma de propagar a luta e a conscientização contra qualquer forma de discriminação e de exclusão.

A organização do evento envolve diversos setores, programas, cursos, professores e funcionários da Universidade, a fim de constituir um marco para práticas humanas e igualitárias no seio social. A abertura será no dia 9 de outubro, às 19h, na sala 101, bloco 1 da Unisc, com pronunciamento da reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer e da presidente do Comitê de Direitos Humanos para a Promoção da Diversidade Cultural, professora Caroline Müller Bitencourt.

Em seguida, haverá os painéis O papel das políticas públicas, da justiça distributiva e seus fundamentos teóricos: a luta pela igualdade como uma questão de direitos, ministrado pelo professor da PUCRS, Celso Rodrigues, e A tutela efetiva da igualdade e as políticas públicas: o Brasil entre avanços e retrocessos sociais, conduzido pelo mestre e juiz de Direito, André Pinto.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 8 de outubro, pelo site https://www.unisc.br/site/semana-diversidade/index.html, no qual também está disponível a programação completa do evento. Para os participantes que desejam receber certificado, o valor é de R$ 12,00.

*Publicado por Felipe Nopes

*Publicado por Felipe Nopes