A Ouvidoria da Unisc, por meio das funcionárias Ana Claudia de Almeida e Caroline dos Santos, esteve presente no IX Encontro de Ouvidores do Rio Grande do Sul, realizado pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), no dia 28 de junho. O evento, cuja temática foi A Ouvidoria como Canal de interação com a sociedade, contou com a participação de mais de 50 profissionais de ouvidoria do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, além de outros estados brasileiros.

No cerimonial de abertura, a reitora da Unijuí, Cátia Nehring, falou sobre a importância de atividades como essa e destacou a satisfação em sediar o evento. As palestras foram as seguintes: Ouvidoria nos processos de avaliação Institucional, com o professor Thiago Ferreira Braga Alves, ouvidor do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); A comunicação nos processos de Ouvidoria, com a professora Márcia Almeida (Unijuí); e As competências sócio-emocionais do ouvidor, com o professor Francisco Arseli Kern, assistente Social e ouvidor da PUCRS. O professor Francisco frisou a relevância do cuidado com as pessoas em tempos de pandemia e da acolhida como ferramenta fundamental para o trabalho do ouvidor. A professora Laura Scheren Dalpiaz, ouvidora da Unijuí e organizadora do encontro, destacou o entusiasmo em realizar o evento e proporcionar os valiosos debates sobre a área de Ouvidoria. Já a professora Ana Claudia de Almeida, ouvidora da Unisc, frisou que participar do IX Encontro de Ouvidores foi uma grande alegria, pois reuniu não somente colegas de profissão, mas também amigos da linda e valorosa caminhada em Ouvidoria.

A presidente do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários e de Hospitais de Ensino (FNOUH), professora Luciana Bertachini, foi quem finalizou o evento, convidando os presentes para participarem do XXI Encontro do FNOUH, a ser sediado pela UNB, em Brasília, nos dias 25, 26 e 27 de agosto.