Com a presença do Secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo do Estado, Mauro Hauschild, foram inaugurados, nessa terça-feira, 24, o Laboratório de Informática e a sala de Ensino a Distância no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Os espaços serão utilizados por detentos. Em dezembro, 22 deles realizaram as provas no vestibular da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para a graduação de ensino a distância (EAD) entre pessoas privadas de liberdade, sendo que cinco foram aprovados e receberam bolsas de estudo.

O projeto EAD Prisional foi o primeiro convênio assinado no Estado entre a Unisc e a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), ou seja, a Unisc é pioneira em implementar o projeto no Estado. Os recursos, como compra de computadores, foram investidos pelo Estado. Já a bancada construída em madeira foi feita com uso de mão de obra prisional.

Também estiveram na inauguração, o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn; a delegada penitenciária da 8ª Delegacia Penitenciária Regional, Samantha Longo; o promotor de justiça, Rogério Fava Santos;  juíza da Vara de Execuções Criminais Regional, Luciane Inês Morsch Glesse; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Santa Cruz do Sul, Manuela Braga; Conselho Comunidade, Roberto Tailor de Freitas Bandeira; professora do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja), Mariela Borba; coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura.

Foto: Tatiane Luci Rodrigues/Unisc

Foto: Tatiane Luci Rodrigues/Unisc