O programa tem foco no desenvolvimento de soluções para a empresa, a universidade e a comunidade em geral.

Nesta quinta-feira, 29, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) firmou convênio com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para fomentar projetos científicos e tecnológicos que promovam inovação no segmento de saneamento do Rio Grande do Sul.  A assinatura da parceria ocorreu no Parque Científico e Tecnológico Regional da Unisc (TecnoUnisc), onde o presidente da Corsan, Roberto Barbuti, e a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer se comprometeram a buscar iniciativas que possam trazer soluções à comunidade.

Segundo o coordenador do TecnoUnisc, Rafael Kirst, “a parceria será importante para o fortalecimento do ecossistema de inovação de Santa Cruz do Sul e região, por meio do desenvolvimento da pesquisa, de novos produtos e projetos. O programa se estende a outras demandas locais, além da questão da água. Com isso, esperamos acelerar o desenvolvimento de tecnologia local bem como estimular a criação de um número maior de startups”.

O convênio é parte do programa Univer-Tech-Corsan, desenvolvido pela Corsan em parceria com parques tecnológicos de diversas regiões do Rio Grande do Sul. A Unisc é a primeira Universidade a assinar o protocolo de parceria. Para o presidente da companhia, Roberto Barbuti, “é necessário inovar, buscar novas alternativas que mirem no futuro e que agreguem soluções aos clientes e à sociedade em geral.  Todos os esforços de agora são com este foco. Pois sabemos que é necessário olhar para as necessidades específicas de cada pessoa para entregar serviços personalizados e efetivos”.

Durante o momento, Andréia Valim, diretora de inovação e empreendedorismo da Unisc, reforçou que “desenvolver a região por meio da educação sempre foi nosso plano. Entendemos que olhar para a comunidade e buscar ações que resolvam suas demandas é a essência da Unisc. Então, poder atuar neste programa é muito gratificante”.

A reitora, Carmen Lúcia de Lima Helfer, também demonstrou entusiasmo com a parceria. “Acredito que a partir deste trabalho colaborativo poderemos contribuir com soluções para problemáticas da nossa comunidade. Somos uma Universidade comunitária e participar de ações em prol do desenvolvimento local é de grande importância. A Unisc acredita na força da união, do conhecimento e da pesquisa. Afinal, universidades são pólos que podem contribuir muito para a melhoria da qualidade de vida e da sociedade “, afirmou.

Fotos: Marcela Schild

Fotos: Marcela Schild