O conteúdo traz a identificação do agente transmissor, os meios de transmissão, os principais sintomas da doença e as medidas de prevenção

Um projeto multidisciplinar foi desenvolvido na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) com o objetivo de contribuir na educação em saúde para as crianças. Um game foi criado e está relacionado às principais doenças notificadas no Estado como dengue, leptospirose e toxoplasmose. Em função do aumento nos casos de dengue, a Unisc está disponibilizando o jogo gratuitamente para todas as escolas que tiverem interesse de utilizá-lo como ferramenta de educação e conscientização em saúde.

O projeto intitulado “Software educacional baseado em gamificação para vigilância sanitária: promovendo processos de interação e colaboração entre estudantes e a chatbot Dóris”, tem como objetivo contribuir na educação em saúde para as crianças. O conteúdo do game “VIG - Vigilante Sanitário amigo da Dóris” traz a identificação do agente transmissor, os meios de transmissão, os principais sinais e sintomas das pessoas acometidas e as medidas de prevenção das doenças.

Para as escolas que não possuem aparelhos celulares ou computadores para executar o game, é possível disponibilizar um arquivo para ser impresso com todas as telas. Assim, o aluno pode realizar anotações sobre as doenças e interagir com o material, levando inclusive para casa e socializando com a família, melhorando as medidas de prevenção da doença.

O aplicativo está disponível, assim como mais informações, pelo site unisc.br/proedu. Ainda, pelo email janinek@unisc.br.

Saiba mais

A proposta foi financiada pelo Edital Fapergs Sebrae/RS 03/2021 – Programa de apoio a projetos de pesquisa e de inovação na área de Educação Básica (ProEdu) e validado em ambiente escolar.

A equipe do projeto conta com as professoras Daniela Duarte da Silva Bagatini, Janine Koepp, Liane Mahlmann Kipper e Rejane Frozza. Ainda, alunos bolsistas de iniciação científica em Computação e Saúde. Possui experiência no desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas, com ênfase em aplicações na área da saúde e com o uso de tecnologias computacionais e de interação humano-computador.

app

telasApp