No segundo semestre deste ano, a Unisc recebeu sete alunos, de diversos cursos de graduação, para intercâmbio no Brasil. Os estudantes vieram do México, da Espanha, da Colômbia, da Alemanha e da Argentina, por meio de programas com universidades parceiras. Para a acadêmica mexicana María José Herrera Rodríguez, a principal admiração foi pelo cultivo das tradições da cidade. “Sempre quis conhecer o Brasil, pois minha família enxerga o país como um lugar de cultura forte e muitos pontos positivos”, destaca.

Sobre as principais diferenças e dificuldades de adaptação, os intercambistas ressaltam fatores referentes ao clima e à gastronomia do Brasil. Como aspectos favoráveis à experiência, eles mencionaram a possibilidade de conhecer novas pessoas e as distintas maneiras de pensar entre os países. “Algo que me chamou muito a atenção é a relação entre as atividades de trabalhar e estudar, que aqui no Brasil são exercidas ao mesmo tempo, enquanto que na Espanha isso não acontece”, afirma José Joaquim Piriz Murga.

Quanto às aulas na Unisc, os alunos asseguram que estão satisfeitos com o ensino, e que as dificuldades referentes ao idioma são minimizadas devido à compreensão dos professores, que explicam os conteúdos de forma clara. Além das aulas da graduação, os intercambistas também participam de outras atividades na Universidade, como o Programa de Pesquisa na Área de Alimentos, o curso de dança de salão e as aulas de português.

Conforme a Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) da Unisc, estudantes de qualquer curso de graduação podem realizar intercâmbio em Santa Cruz do Sul. Para isso, o acadêmico precisa passar por uma seleção interna, que acontece de acordo com critérios estabelecidos pelas instituições de ensino. Após, a AAII providencia a documentação necessária e envia para aluno e universidade interessada, formalizando a solicitação através de uma carta de aceite.

Depois da aprovação, a Unisc auxilia o estudante a se instalar na cidade, oferecendo a ele a possibilidade de escolher sua moradia no mural eletrônico da Universidade. No caso de acadêmicos que preferem ser acolhidos por famílias, a Unisc faz a intermediação. Tanto para alunos que vêm, quanto para aqueles que vão para o exterior, os custos de moradia, transporte e alimentação ficam por conta do próprio intercambista. Em alguns casos, as universidades podem contribuir com auxílio de custo ao seu estudante.

Pela primeira vez neste ano, a AAII passou a realizar o Dia de Capacitação, atividade que reúne os acadêmicos com o intuito de ensinar alguns hábitos de convivência no país, bem como informações básicas e de utilidade, como o uso do transporte público, o funcionamento de restaurantes, a cultura do município, os serviços bancários, dentre outros.

Modalidades

De acordo com a AAII, os alunos que desejam vir para a Unisc realizar intercâmbio podem ingressar através de duas modalidades:

- Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (Promai): possibilita aos estudantes de graduação de instituições conveniadas à Unisc a possibilidade de realizar estudos por um período de um a dois semestres. Durante esse tempo, o intercambista fica isento de qualquer pagamento de mensalidade na Unisc.

- Estágio Acadêmico e Profissional: permite aos alunos a atuação direta na sua área de formação. Intercâmbios desta modalidade acontecem anualmente e são destinados aos estudantes dos cursos de Engenharia, em parceria com a Universidad Tecnológica Nacional (UTN), da Argentina. Os estágios ocorrem no período de um mês e a principal finalidade é que o acadêmico vivencie atividades práticas do seu curso. Tanto alunos argentinos podem vir para a Unisc, quanto estudantes brasileiros podem ir para a Argentina realizar esse tipo de estágio. Neste ano, de setembro a outubro, a acadêmica argentina Maria Claudia Covarrubias Biachini está em Santa Cruz do Sul realizando estágio acadêmico na Empresa Zagonel, no empreendimento Vivaz.

Quem são os intercambistas:

- Andrea María Barrueco García, da Universidad de Sevilla, na Espanha. Cursa Farmácia.

- Andrea Marín Gonzalez, da Universidad Autónoma de San Luis Potosí, no México. Cursa Odontologia.

- Cristhian Alberto Aguirre Osorio, da Universidad del Quindío, na Colômbia. Cursa Engenharia de Alimentos.

- José Joaquin Piriz Murga, da Universidad de Sevilla, na Espanha. Cursa Farmácia.

- Lorina Reinhardt, da University of Applied Sciences, na Alemanha. Cursa Direito.

- María José Herrera Rodríguez, da Universidad Autónoma de San Luis Potosí, no México. Cursa Psicologia.

- Maria Claudia Covarrubias Biachini, da Universidad Tecnológica Nacional, na Argentina. Cursa Engenharia Civil.

*Publicado por Felipe Nopes

Modalidades

Quem são os intercambistas:

*Publicado por Felipe Nopes