Bolsista de iniciação científica recebeu o mérito de melhor trabalho na área de Inovação Tecnológica

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) esteve presente no Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), promovido pela Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (Sargs) e pela Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), de 12 a 15 de setembro, na Associação Rural de Pelotas, em Pelotas. No evento, o aluno José Guilherme Lenz Abich recebeu o mérito de melhor trabalho na área de Inovação Tecnológica, com a pesquisa intitulada Inovação na análise de solo: determinação de componentes texturais através de imagens digitais obtidas por smartphones”.

O tema central do evento foi a “Formação, atribuições e exercício profissional pleno da agronomia no mundo em transformação”. Com isso, foi palco para discussões dos desafios enfrentados pela profissão, buscando definir os rumos da agronomia nacional e assim contribuir com a evolução da humanidade.

O professor e subcoordenador do curso de Agronomia, Rafael Sobroza Becker e o professor Jaime Miguel Weber, acompanhados dos estudantes José Guilherme Lenz Abich (membro do Grupo de Pesquisa em Quimiometria), Paulo Pereira da Luz Neto e Roger dos Reis Santos, representaram o curso de Agronomia da Unisc no Congresso. Durante o evento, cada um dos alunos apresentou um trabalho na forma de pôster, sendo ambos pertencentes a diferentes áreas de estudo (Ciência do Solo, Fruticultura e Inovação Tecnológica).

No final do Congresso, o estudante José Guilherme Lenz Abich, bolsista de iniciação científica (PROBITI-Fapergs), recebeu o mérito de melhor trabalho na área de Inovação Tecnológica, com o trabalho intitulado Inovação na análise de solo: determinação de componentes texturais através de imagens digitais obtidas por smartphones”. “A participação em eventos dessa natureza é fundamental para a divulgação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos na Unisc, especialmente em momentos de escassez de investimentos, bem como para atualização e prospecção de novas parcerias na pesquisa”, acrescentam os representantes da Instituição.

Segundo o professor Rafael Becker, a participação no Congresso foi fundamental para aprimorar a formação acadêmica dos alunos, além de propiciar diálogos e discussões sobre a profissão, favorecendo a comunicação e ajudando a desenvolver networking. “Além disso, o mérito de melhor trabalho do estudante José Guilherme, destaca a formação de excelência que a Unisc proporciona a seus alunos no contexto do ensino, pesquisa e extensão”, fala.

Participação UNISCsite

Representantes da Unisc no evento: Roger, Paulo, José Guilheme e professor Rafael

Participação José

José Guilherme Lenz Abich apresentou trabalho na área de Inovação Tecnológica