A Unisc, por meio do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT), obteve mais um registro de programa de computador. Trata-se do software web Farol, que serve como ferramenta de apoio à gestão da produção científica e tecnológica de instituições de ensino superior, utilizando a base de dados da Plataforma Lattes do CNPq.  A autoria é dos professores Adilson Ben da Costa (Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais) e Gilson Augusto Helfer (Departamento de Engenharias, Arquitetura e Computação), da pós-graduanda em Sistemas e Processos Industriais, Aline Ramos da Silva, e do acadêmico de Ciência da Computação, Victor Hugo Aguiar Pacce.

O programa tem como funcionalidades a utilização da base de dados dos currículos lattes dos docentes, o estrato Qualis, a projeção de gráficos, relatórios em CSV, análise temporal dos dados e seleção de indicadores, bem como visualizações individual (por docente), das produções por PPG e de todos os PPGs ao longo de sua existência.

De acordo com a pós-graduanda Aline Ramos da Silva, a ideia surgiu após a oferta de alguns softwares comerciais de apoio à gestão científica e tecnológica para a Unisc. Entretanto, esses softwares para instituições de baixo e médio porte e com orçamento limitado tornam-se inviáveis devido ao elevado custo de aquisição e customização. Diante desse cenário, foi tomada a decisão de desenvolver internamente a própria ferramenta. “A primeira versão será disponibilizada aos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e, durante o ano de 2021, a utilização será monitorada, de forma que, em 2022, será confeccionada uma nova versão mais aderente às necessidades institucionais”, salientou. Já o professor Adilson Ben da Costa disse que o Farol permite o monitoramento em tempo real da produção científica, técnica e tecnológica da Instituição. “Essas informações são essenciais para a gestão estratégica dos programas de pós-graduação da Unisc, bem como para a gestão superior", ressaltou.

Mais informações sobre a tecnologia estão disponíveis no link: https://www.unisc.br/sites/nitt/tecnologia/farol/