Ao todo, 22 usuários do Serviço foram beneficiados nesta primeira entrega

O Serviço de Reabilitação Física  (SRFis) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou a entrega pública de 43 cadeiras de rodas na manhã desta segunda-feira, 11. A iniciativa atende 22 usuários do Serviço, moradores de municípios que integram a 13ª e 8ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Segundo a coordenadora do Serviço e professora do Curso de Fisioterapia da Unisc, Angela Ferreira da Silva, a última entrega pública ocorreu em 2019, antes da pandemia, e foi retomada neste ano. “É um momento importante e coletivo, um momento de educação em saúde. Os usuários se conhecem e aprendem o manejo das cadeiras”, complementa.

A professora salienta que foram recebidas 115 cadeiras, entre cadeiras motorizadas e de banho. A concessão ocorre por meio de um convênio firmado com o Ministério da Saúde e com o Governo do Estado. O investimento foi de pouco mais de R$ 109 mil. “Hoje, cada pessoa recebe uma cadeira motorizada e uma de banho. Ao longo do mês, as demais serão entregues para outros usuários”, complementa.

ProfessoraAngela FotoBrunaLovato

Professora Angela Ferreira da Silva evidenciou a importância da entrega pública - Fotos: Bruna Lovato/Unisc

Presente na entrega pública, o pró-reitor Acadêmico da Unisc, Rolf Fredi Molz, enfatizou a importância do Serviço para a comunidade. “Marca a vocação da Universidade, que é ser comunitária, servir à comunidade. Sempre reforço que, no ano passado, a Unisc realizou 41 mil atendimentos e, em 2024, este número deve ser igual ou até maior. Obrigado por confiarem na Unisc.”

Ainda estiveram presentes na atividade o diretor de Finanças da Unisc, Fernando Batista Bandeira da Fontoura; a chefe do Departamento de Ciências da Saúde, Isabel Pommerehn Vitiello; representando o Conselho Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul, Célia zingler e Salete Faber; representando a 13ª CRS, os professores da Unisc, Patrik Nepomuceno e Camila Dubow.

cadeiras FotoBrunaLovato

“Aqui encontrei profissionais empáticos e que fazem um belo trabalho”

Um dos beneficiados  com as duas cadeiras é o jovem Rafael, de 14 anos. Com paralisia cerebral, ele depende da mãe, Francine Machado, para tudo. A mãe, que não mede esforços para oferecer qualidade de vida ao filho, deu um depoimento emocionado durante a entrega pública.

“Há 7 anos que venho com ele aqui na Unisc. Aqui encontrei profissionais empáticos e que fazem um belo trabalho. Não estão apenas preocupados em entregar a cadeira de rodas, mas sim na reabilitação, que é algo muito complexo. Na Unisc sempre fui acolhida”, relata.

Moradores de Cachoeira do Sul, Francine diz que sempre indica o Serviço para quem precisa. “Este amparo para o meu filho eu fui conseguir na Unisc. É gratificante o Rafael ter uma cadeira de rodas boa. E muitos não sabem que têm essa oportunidade aqui via SUS. Vocês fazem a diferença na vida das pessoas.”

francine Rafael FotoBrunaLovato

Francine e Rafael

Ao todo, 22 usuários do Serviço foram beneficiados nesta primeira entrega

ProfessoraAngela FotoBrunaLovato