Problematizar e refletir sobre as diferentes concepções de droga e como o seu uso se constitui num problema na atualidade. Esse foi o objetivo do primeiro encontro do Rodas de conversa sobre drogas, saúde e educação, projeto de extensão desenvolvido no campus da Unisc de Montenegro com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias da Universidade, realizado no dia 3 de novembro.

Com mediação do professor do Departamento de Psicologia, Moisés Romanini, o tema abordado foi O problema das drogas na atualidade e o cuidado a pessoas que usam drogas – Que sociedade queremos?. Foram discutidos assuntos como: conceito de droga; aspectos históricos do campo das drogas; o problema das drogas nas sociedades contemporâneas; e o cuidado a pessoas que usam drogas. Houve, ainda, exibição e debate do vídeo Addiction.

O segundo encontro do projeto será no dia 17 de novembro, das 19h às 21h, na sala 206 da Unisc de Montenegro, com a temática Da prevenção à reinserção e reabilitação psicossocial – Que saúde e educação queremos?. A proposta é problematizar a forma como a sociedade vem pensando as ações em saúde e educação no campo das drogas.

Já o terceiro encontro está marcado para o dia 1º de dezembro, das 19h às 21h, na sala 206 do campus. Será abordado o tema As práticas de acolhimento a pessoas que usam drogas – Que cuidado queremos?. A atividade visa refletir sobre as práticas de acolhimento a pessoas que usam drogas na Rede de Atenção Psicossocial.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas no local e no dia de cada encontro.

rodas de conversa

*Publicado por Felipe Nopes