Ocorreu no dia 23 de março, nas dependências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, o Seminário de abertura da Especialização em Docência Universitária na Contemporaneidade. Durante o evento, a reitora da Unisc e presidente do Comung, Carmen Lúcia de Lima Helfer, explicou que a especialização dirigida aos docentes consiste em uma ação planejada e construída pelo Fórum de Pró-Reitores de Graduação das ICES, através do seu comitê gestor. “Foi um dia histórico, que marcou a concretização da Rede de Formação de Docentes Universitários do Comung, atendendo a uma das necessidades primeiras das Instituições de Ensino Superior, que é a capacitação de professores. A interação, proporcionada pela organização em rede, possibilita o fortalecimento da identidade das Instituições Comunitárias", destacou a presidente. Também estiveram na abertura o reitor da PUCRS, Evilázio Teixeira, e a representante da Coordenação do curso, Flavia Fernanda Costa (UCS).

Entre as atividades desenvolvidas, ocorreu a palestra Docência Universitária na Contemporaneidade, com a professora Maria Isabel da Cunha (UFPel); apresentação da Rede de Formação de Professores do Ensino Superior do Comung, com Teresinha Eduardes Klafke (Unisc); apresentação do curso, com Joice Nunes Lanzarini (Unisc); instrumentalização para cadastramento e uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem, com Claudia Mara Sganzerla (UCS); e reunião da Rede de Formação de Professores do Comung.