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Vinculado ao curso de Engenharia de Produção da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o projeto de extensão Re_Inventar visa incentivar o interesse dos alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental pelos conhecimentos em engenharia, desenvolvendo habilidades relacionadas às Ciências Exatas. As oficinas ocorrem nas terças e quartas-feiras, em dois horários – das 13h30 às 15h e das 15h30 às 17h –, no laboratório de Desenvolvimento de Produtos, na sala 5123, bloco 51 da Unisc. No local, cerca de 40 mil peças alemãs estão disponíveis para a montagem dos mais variados projetos.

Durante as atividades, os participantes montam kits com diversas peças, que possibilitam a simulação de objetos do mundo real, animados pela ação de motores, lâmpadas, engrenagens e sensores, podendo ser controlados por computador. As aulas são ministradas pelos tutores e engenheiros mecânicos Cássio Dênis de Oliveira e Ítalo Rosa Policena, que contam com o auxílio de três bolsistas de graduação. “Desenvolvemos os conceitos de todos os cursos de engenharia e verificamos se os alunos têm aptidão para seguir nessa área”, destaca Policena.

Segundo ele, os estudantes também participam de aulas teóricas e de visitas técnicas a todos os laboratórios dos nove cursos de engenharia da Unisc, a empresas da região e a locais específicos, nos quais as aplicações das técnicas de engenharia se fazem presentes, como o Museu de Ciências da PUCRS, o Parque Eólico de Osório, a empresa Guinchos Trevisan, as cidades de Gramado e Canela, entre outros.

O projeto está em andamento desde 2013 e é coordenado pelos professores do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias, Jorge André Ribas Moraes e Adriano Bombardieri, e pelo professor do Departamento de Química e Física, Bachir Hallouche. “A proposta é promover a troca de experiências e de conhecimentos entre os bolsistas do projeto e os alunos sobre os cursos de graduação da Unisc, valorizar o comprometimento com o trabalho em equipe e favorecer a socialização dos participantes”, explica Moraes.

 

Dinâmica

Com o auxílio de manuais que indicam a ordem sequencial das montagens, os estudantes criam projetos como guindastes, pontes, aero geradores, robôs articulados e móveis, carros com controle remoto, entre outros. Por meio dos kits, há o relacionamento dos projetos desenvolvidos com situações e conceitos reais de engenharia, onde os tutores exploram os conteúdos de forma lúdica com os participantes. “Desse modo, eles podem conhecer a realidade e os desafios dos profissionais de cada área da engenharia, o que contribui para a possível opção de cursar esse ou outro curso das Ciências Exatas”, comenta Moraes.

As turmas são de, no máximo, seis alunos e os interessados em participar do projeto podem entrar em contato pelos telefones (51) 3717-7633 e 3717-7545 (com Ítalo ou Cássio).

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Vinculado ao curso de Engenharia de Produção da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o projeto de extensão Re_Inventar visa incentivar o interesse dos alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental pelos conhecimentos em engenharia, desenvolvendo habilidades relacionadas às Ciências Exatas. As oficinas ocorrem nas terças e quartas-feiras, em dois horários – das 13h30 às 15h e das 15h30 às 17h –, no laboratório de Desenvolvimento de Produtos, na sala 5123, bloco 51 da Unisc. No local, cerca de 40 mil peças alemãs estão disponíveis para a montagem dos mais variados projetos.

Durante as atividades, os participantes montam kits com diversas peças, que possibilitam a simulação de objetos do mundo real, animados pela ação de motores, lâmpadas, engrenagens e sensores, podendo ser controlados por computador. As aulas são ministradas pelos tutores e engenheiros mecânicos Cássio Dênis de Oliveira e Ítalo Rosa Policena, que contam com o auxílio de três bolsistas de graduação. “Desenvolvemos os conceitos de todos os cursos de engenharia e verificamos se os alunos têm aptidão para seguir nessa área”, destaca Policena.

Segundo ele, os estudantes também participam de aulas teóricas e de visitas técnicas a todos os laboratórios dos nove cursos de engenharia da Unisc, a empresas da região e a locais específicos, nos quais as aplicações das técnicas de engenharia se fazem presentes, como o Museu de Ciências da PUCRS, o Parque Eólico de Osório, a empresa Guinchos Trevisan, as cidades de Gramado e Canela, entre outros.

O projeto está em andamento desde 2013 e é coordenado pelos professores do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias, Jorge André Ribas Moraes e Adriano Bombardieri, e pelo professor do Departamento de Química e Física, Bachir Hallouche. “A proposta é promover a troca de experiências e de conhecimentos entre os bolsistas do projeto e os alunos sobre os cursos de graduação da Unisc, valorizar o comprometimento com o trabalho em equipe e favorecer a socialização dos participantes”, explica Moraes.

 

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Com o auxílio de manuais que indicam a ordem sequencial das montagens, os estudantes criam projetos como guindastes, pontes, aero geradores, robôs articulados e móveis, carros com controle remoto, entre outros. Por meio dos kits, há o relacionamento dos projetos desenvolvidos com situações e conceitos reais de engenharia, onde os tutores exploram os conteúdos de forma lúdica com os participantes. “Desse modo, eles podem conhecer a realidade e os desafios dos profissionais de cada área da engenharia, o que contribui para a possível opção de cursar esse ou outro curso das Ciências Exatas”, comenta Moraes.

As turmas são de, no máximo, seis alunos e os interessados em participar do projeto podem entrar em contato pelos telefones (51) 3717-7633 e 3717-7545 (com Ítalo ou Cássio).

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