Foto: EMEF Vidal de Negreiros

O Projeto Mestre Cuca - Comidas do bem, realizado e organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), Programa Unisc-Escola, cursos de Nutrição e Gastronomia da Unisc, com apoio do Grupo Gazeta de Comunicações, tem por objetivo oportunizar a prática culinária de forma saudável, despertando dons, habilidades, diferentes aprendizagens e trabalhando a importância da alimentação de forma criativa e sustentável, através da escolha, divulgação e premiação de receitas culinárias elaboradas pelos alunos de 6º e 7º anos, das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Santa Cruz do Sul.

A apresentação do Projeto às escolas ocorreu no dia 12 de maio, em reunião de diretores, na Smec. Inscreveram-se três escolas: EMEF Bom Jesus, EMEF Duque de Caxias e EMEF Vidal de Negreiros.

Os 32 alunos inscritos participaram de uma capacitação no dia 18 de agosto, com as nutricionistas da Smec, Cinara Cereser Mussi e Elizabeth Rodrigues, no Restaurante Didático, onde puderam conhecer as instalações do curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Unisc e saber mais sobre alimentação saudável.

A escolha e planejamento das receitas levou em consideração o fato dos ingredientes constarem na lista de alimentos da merenda, porém sem a retirada destes do estoque da escola. O valor máximo foi estipulado em R$ 30 (R$ 3 por porção), onde os alunos, com auxílio da professora responsável, deveriam enviar a ficha técnica até o dia 30 de setembro.

Após, aconteceram as etapas eliminatórias nas escolas, divido por equipes. Na escola Vidal de Negreiros aconteceu no dia 19 de outubro; na escola Duque de Caxias nos dias 20 e 27 de outubro; e na escola Bom Jesus nos dias 21 e 28 de outubro.

A etapa final ocorre no dia 7 de dezembro no Restaurante didático, sala 3306 da Unisc. Na oportunidade, os alunos terão a grande tarefa de produzir a sua receita e apresentar para a comissão julgadora. Logo após será conhecida a equipe vencedora do projeto piloto de 2016.

Foto: EMEF Bom Jesus

*Publicado por Josemar Santos