Divulgação

Em 2018, o projeto de extensão Arquitetura e Saúde comemora 10 anos de existência. Inúmeras são as ações desenvolvidas nesta década na, com e para a comunidade local e regional. Atualmente, uma das entidades onde prioritariamente a equipe atua é o Asilo São Vicente de Paulo, de Rio Pardo, com projetos arquitetônicos para a criação de espaços novos e acessíveis aos idosos residentes e atividades fisioterapêuticas. Em maio, também foi feita a doação de três cadeiras de rodas ao Asilo, provenientes do projeto Reabilitação Física – Nível Intermediário e da Clínica Fisiounisc. Os equipamentos auxiliam no deslocamento e na higienização dos idosos.

Outra entidade de atuação do projeto é a Associação Santa-Cruzense de Pessoas Portadoras de Deficiência Física (Aspede), com participação de bolsistas e de uma docente do curso de Fisioterapia nos treinos semanais do time de basquetebol em cadeira de rodas, além de organização e participação em eventos esportivos. A última atividade realizada foi a 2ª Copa Aspede de Basquetebol em Cadeira de Rodas, etapa do campeonato estadual, no dia 14 de julho, no Ginásio Pedagógico da Unisc, organizada pela Aspede, pela Universidade e pela Prefeitura Municipal e com a participação de seis equipes do estado. Além do grupo do projeto, o curso de Educação Física também auxiliou na organização do evento. “Foram muitos os momentos gratificantes de superação vivenciados”, ressalta a professora do curso de Fisioterapia e uma das coordenadoras do projeto, Patrícia Roveda.

Segundo a docente, o Arquitetura e Saúde tem promovido, ao longo dos anos, um importante trabalho social de estímulo e auxílio ao empoderamento e maior autonomia à pessoa com deficiência (PcD) e às entidades filantrópicas, além de propiciar a professores, a alunos bolsistas Probex e a voluntários uma experiência única e diferenciada na formação acadêmica, pois envolve a multidisciplinaridade entre dois cursos de diferentes áreas – Arquitetura e Urbanismo e Fisioterapia. “A Unisc, enquanto Instituição Comunitária de Ensino Superior, vem abrindo novos caminhos de atuação para o crescimento e a qualidade de vida da comunidade”, salienta Patrícia.

*Publicado por Felipe Nopes

Divulgação