Fotos: Josemar Santos

Estudante Luiza Carvalho

Diretora Ionara Bencke
Oficinas como forma de compartilhar conhecimentos

O projeto Conexão Escola e Universidade: sujeitos, ações e saberes, vinculado ao Programa Unisc-Escola, esteve na escola Alfredo Scherer de Venâncio Aires nesta quarta-feira, 8 de maio. Na oportunidade, foram oferecidas oficinas, palestras e projeção de filmes para mais de 100 pessoas, entre alunos e professores do educandário, viabilizadas por meio dos cursos da Unisc que integram o projeto: Comunicação Social, Biologia, Direito, História, Matemática e Química.

De acordo com o professor do Departamento de Comunicação Social da Unisc e coordenador do Projeto, Hélio Etges, o objetivo é implantar um processo compartilhado de ações extensionistas e levar às escolas a possibilidade de compartilhamento de conhecimentos. “O intuito é procurar incorporar experiência com aquilo que os estudantes aprendem em sala de aula, no sentido de ampliar o conhecimento para além das disciplinas. Da mesma forma, oferece-se aos professores ações para estimulá-los a incrementarem o seu fazer pedagógico em um período de transformações tecnológicas”, destacou.

A estudante do 8º ano da escola Alfredo Scherer, Luiza Carvalho, 13 anos, considerou positiva a atividade. “Foi muito proveitoso, pois participei da oficina sobre o mercado de trabalho, uma vez que queria aprender um pouco sobre as possibilidades, já que pretendo começar a trabalhar cedo para conquistar a minha independência”, frisou. De sua parte, a diretora da escola, Ionara Raquel Bencke, agradeceu a escolha para que a ação fosse desenvolvida. “Estamos muito honrados por receber todo esse grupo da Unisc para atividades tão essenciais. Educar vai além da sala de aula, pois envolve também a formação de cidadãos. Então, atividades dessa envergadura incrementam a qualidade do ensino”, ressaltou.

A próxima atividade do Projeto Conexão Escola e Universidade: sujeitos, ações e saberes ocorre na Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamim Copetti de Sobradinho, no dia 29 de maio.

Parceria

A atividade contou com a parceria do Jornal Folha do Mate de Venâncio Aires, através do projeto Folheando, que incentiva à leitura em sala de aula. A iniciativa social é realizada pela Folha do Mate, com apoio de empresas e parcerias de organizações não governamentais e entidades. Surgiu da avaliação sobre a necessidade de aproximar o jornal e fazê-lo conhecer e popularizá-lo para as crianças e adolescentes, no ambiente da escola.

Fotos: Josemar Santos

Ação reuniu alunos e professores da escola Alfredo Scherer