Parte da equipe do Projeto de Extensão Acessibilidade e Saúde: Interdisciplinaridade em Ação, do curso de Fisioterapia da Unisc,  acompanhou o time de basquete em cadeira de rodas, da Associação Santa-cruzense de Pessoas com Deficiência Física - ASPEDE, no dia 9 de julho, na cidade de Caxias do Sul, para a 2ª etapa do Circuito Gaúcho de Basquete Sobre Rodas, e nos dias 30 e 31 de julho, em Erechim-RS, nos jogos amistosos contra equipes gaúchas e outra equipe catarinense.

Em Caxias do Sul, a ASPEDE, disputou o primeiro jogo contra a equipe Adau, de Erechim, e o segundo jogo contra a equipe Brothers, de Canoas, consagrando-se campeã. Nos amistosos, enfrentou o time Águias, de Concórdia-SC, o time ADEFISG e a equipe Adau, sendo vitoriosos nas 3 partidas disputadas. A professora Patrícia Roveda, do Curso de Fisioterapia, responsável pelas ações do projeto, esteve nos dois eventos junto aos bolsistas voluntários Andréia Port e Víctor Santos, ambos estudantes do Curso de Fisioterapia.

Para a professora responsável do projeto, “foi uma nova experiência fora da Universidade para os estudantes, os quais gostaram muito das inúmeras atividades realizadas nos eventos de desporto adaptado”. A docente, que já atua junto à ASPEDE há 14 anos, diz que “é sempre uma alegria acompanhar a incrível evolução do grupo de atletas que, desde seu início, enfrentou muitas dificuldades, mas cresceu muito no basquete em cadeira de rodas e têm conquistado “bons frutos” e reconhecimento local e estadual”. Patrícia reforça ainda a importância da presença e do apoio das famílias e amigos, no dia a dia e nos eventos.

A Associação conta com o apoio da Universidade por meio do projeto de extensão do Clube União Corinthians, da Prefeitura Municipal e de outras entidades e empresas locais.