Recentemente, no mês de outubro, a Unisc promoveu a Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade em parceria com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e apoio do CNPq, do MCIT, das 3ª, 24ª CRE e da Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul. O evento foi voltado a alunos de escolas do município. Na semana passada, os estudantes que apresentaram os melhores trabalhos científicos foram beneficiados com oficinas na Unisc.

As docentes do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc (PPGPS), também professoras dos cursos de Enfermagem e de Fisioterapia, Suzane Beatriz Frantz Krug e Dulciane Paiva, ministraram a oficina Primeiros Socorros na Parada Cardíaca e na Obstrução das Vias Aéreas. Os estudantes foram recebidos nos Laboratório de Fisioterapia Cardiopulmonar e de Simulação de Procedimentos de Enfermagem e puderam compreender mais sobre as práticas.

A oficina abordou as manobras para ressuscitação cardiopulmonar e de Heimlich, mais conhecida como manobra para o engasgo. Segundo as professoras, os visitantes se mostraram encantados com o assunto abordado. “Foi oportunizado a eles a prática desses protocolos, fugindo da abordagem teórica, possibilitando exercícios práticos de ressuscitação cardiopulmonar em bonecos simuladores”, ressaltaram.

Os estudantes também puderam interagir com docentes e bolsistas de iniciação científica de Fisioterapia e Enfermagem. Conforme Dulciane e Suzane, as atividades desenvolvidas na oficina inspiram a pensar na área da saúde como possível escolha no vestibular.

As atividades da oficina foram auxiliadas pelos estudantes de Fisioterapia, Maria Eduarda Lara de Oliveira, Eduarda Silveira, Gabriela Maziero, Tiago Rambo e Jéssica Luiza Pedroso da Silva, além dos estudantes de Enfermagem, Eduardo Passos e Cristiane Bonadeo Morineo.