Três docentes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) tiveram seus projetos aprovados no Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).  O edital busca fomentar projetos de pesquisa que possam promover a melhoria da qualidade da atenção à saúde no estado, no contexto do SUS.

Na busca por soluções de problemáticas comuns, o foco do edital foram os temas prioritários para o Rio Grande do Sul. O Programa representa uma grande contribuição para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CT&IS) e contemplou docentes de diferentes áreas do conhecimento.

Os projetos beneficiados vão receber recursos para fins como: aquisição de equipamentos e materiais permanentes; materiais de consumo necessários ao longo do trabalho; e bolsas que contemplem o desenvolvimento da pesquisa.

Os termos de outorga para a concessão do apoio financeiro ainda serão assinados pelos beneficiados. O recebimento dos recursos ocorre após esta formalização e, então, os projetos podem iniciar sua programação com auxílio administrativo do Escritório de Projetos.

Conheça os projetos aprovados na Unisc:

- Contribuições para gestão estadual de saúde prisional: monitoramento e avaliação, educação permanente e tecnologias em saúde, da professora Lia Gonçalves Possuelo (PPGPS);

- Aprimoramento dos programas de humanização dos serviços de saúde com base nos parâmetros de proteção dos grupos vulneráveis fixados pelo supremo tribunal federal e pela corte interamericana de direitos humanos, da professora Mônia Clarissa Hennig Leal;

- Implementação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF): estudo em um serviço especializado em reabilitação física de referência regional do sistema único de saúde no rio grande do sul, da professora Suzane Beatriz Frantz Krug (PPGPS).

Conheça os projetos aprovados na Unisc: