Professora Ana Luisa (C) durante apresentação de trabalho.
Ao lado do mestrando Alexandre Carvalho, que também apresentou trabalho.

Pesquisando rituais dos povos Inga, em Puntumayo.

A professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc (PPGEdu), Ana Luisa Teixeira de Menezes, realizou uma viagem de intercâmbio para Bogotá (Colômbia). A atividade ocorreu no período de 2 a 15 de outubro e fez parte dos seus estudos de pós-doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), sob a orientação da professora Maria Aparecida Bergamaschi.

De acordo com a docente, por meio da experiência do intercâmbio entre Brasil e Colômbia, a partir das pesquisas Epistemologia xamânica e vivência das infâncias em estudos autoetnográficos indígenas (Ufrgs/Unisc) e El estar de los niños y las niñas indígenas em la ciudad de Bogotá: vivências fecundas delas otras infâncias (Ufrgs/Unad), foi possível conhecer mais sobre a constituição dos sábios médicos Ingas e do papel das mulheres na educação das crianças e nos movimentos de emancipação e empoderamento social.

Durante a viagem, visitou e realizou entrevistas com seis sábios e lideranças Inga, na cidade de Puntumayo (Colômbia), onde participou de seus rituais, investigando a relação entre espiritualidade e constituição do humano na cultura Inga. “Fiquei impressionada com a profundidade com que os povos Inga na Colômbia vem dialogando com ambiguidades complexas, como a educação das crianças, o papel da mulher e dos homens, a terra como Pachamama e a visão não indígena da terra como capital e as formas criativas com que revitalizam seus rituais medicinais, ensinando a seus filhos e trocando aprendizagens entre diferentes lideranças espirituais”, salientou.

A professora Ana Luisa também participou do 2º Congreso de pensamiento crítico y las 6ª Jornadas del Pensamiento de Ródolfo Kusch, em Bogotá, de 11 a 14 outubro, apresentando um trabalho numa mesa redonda denominada a perspectiva feminina em Rodolfo Kusch, tendo, ainda, coordenado um trabalho de Biodança e América profunda.

*Publicado por Josemar Santos

Professora Ana Luisa (C) durante apresentação de trabalho.
Ao lado do mestrando Alexandre Carvalho, que também apresentou trabalho.

Pesquisando rituais dos povos Inga, em Puntumayo.

*Publicado por Josemar Santos