Eduardo Steindorf Saraiva foi homenageado pelo empenho nas questões da população LGBTQIA+ desde 1993

No último sábado ocorreu a entrega das 22 premiações do Troféu Destaque Diversidade - Rio Grande do Sul, promovido pela ONG Desafios, de Santa Cruz do Sul. O professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Eduardo Steindorf Saraiva, foi homenageado na Categoria Saúde pelo empenho nas questões da população LGBTQIA+ desde 1993.

Saraiva é professor no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia pela Unisc em que estuda gênero e sexualidade; Interculturalidade; Parentalidades; Psicologia Escolar; Psicologia Jurídica e Práticas sociais no tratamento de conflitos. Ele lembra que começou a estudar o assunto em 1993, quando integrava o Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS (GAPA/RS), em Porto Alegre. “É um grupo que sempre trabalha na questão de gênero, sexualidade, saúde, educação, voltado à temática da comunidade LGBT.”

Há 26 anos na Unisc e de pesquisa na área dentro da Universidade, o trabalho do professor culmina com o  Ambulatório Multiprofissional de Atenção à Saúde da População LGBTQIA+ (Ambitrans), com acolhimento via o Serviço Integrado de Saúde da Unisc (SIS), no bloco 31 da Unisc de Santa Cruz do Sul. Lá, a pessoa que procura o serviço tem atendimento com uma equipe multidisciplinar. “Temos grupos que envolvem também a capacitação de profissionais de Educação e Saúde para discussões sobre o acesso à saúde dessa população. Precisamos de profissionais que tenham compreensão das especificidades desse público, por isso é importante o preparo para lidar com o tema, principalmente na Educação, para evitar violência e evasão de alunos, por exemplo, com um ambiente mais humanizado.”

Para ele, o recebimento do troféu foi uma grata surpresa. “É o reconhecimento de um esforço de tantos anos. Vim para a Unisc fazendo um trabalho que extrapola os muros da Universidade, mostra bem o que fazemos: um trabalho comunitário a serviço da comunidade.

eduardo saraiva BrunaLovato

Eduardo Steindorf Saraiva