O professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rogério Lima da Silveira, participou de diversas atividades na Universidad de Los Lagos, no Chile. A visita foi possível por causa da conferência “Políticas de desenvolvimento urbano no Brasil; Trajetórias e perspectivas recentes”, que teve o objetivo de compartilhar o que está acontecendo no Brasil, e comparar o que há em comum e em particular entre Chile e Brasil nesse aspecto.

Em entrevista à Universidade de Los Lagos, o professor disse que foi uma experiência muito boa. “Também conhecer as características urbanas e econômicas daquela cidade e daquela região do sul do Chile foi muito importante".

Ele acrescentou que como representante da Unisc, como programa de pós-graduação, as atividades foram muito importantes, porque permitiram finalizar o acordo de cooperação internacional com a Universidade de Los Lagos. “Que se tornou muito intenso nos últimos quatro anos, porque realizamos muitas atividades conjuntas”.

Da mesma forma, assegurou que foram alcançados laços estreitos com os programas de pós-graduação da ULagos principalmente com os programas da área de ciências sociais. “São muito próximos aos nossos, por exemplo, a questão das políticas públicas nos une do movimento rural ".

Por fim, anunciou que também como parte do acordo de cooperação, em setembro outros colegas brasileiros visitarão o Chile e na segunda quinzena de setembro, o pesquisador Álvaro Román, visitará o Brasil. E em outubro os alunos do PPGDR irão ao Chile por duas semanas para trocar experiências com os alunos da ULagos.