Marcelo Carneiro participou do trabalho junto a outros 21 pesquisadores de instituições de saúde

O artigo Covid-19 e isolamento: riscos e implicações no cenário de novas variantes, que tem como um dos autores o médico infectologista e diretor técnico do Hospital Santa Cruz (HSC), Marcelo Carneiro, foi publicado na edição de setembro da revista científica The Brazilian Journal of Infectious Diseases, da Sociedade Brasileira de Doenças Infecciosas (SBI). Carneiro também é integrante da Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia do Hospital  (CCIH) e professor do curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O médico participou do trabalho junto a outros 21 pesquisadores de instituições de saúde de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Pernambuco.

Em um contexto de recomendações relacionadas à redução do período de isolamento para pessoas que contraíram a Covid-19, o estudo consistiu em uma força-tarefa não sistemática para reavaliar os impactos dessas medidas. Nesse sentido, o trabalho buscou responder questões acerca de variantes do SARS-CoV-2, vacinas contra Covid-19, períodos de isolamento e quarentena, testes para encerrar o período de isolamento e o uso de máscara como forma de evitar o contágio.

O estudo concluiu que as vacinas contra a Covid-19 são eficazes para impedir a ocorrência de quadros graves e morte, mas não são tão eficientes no que se refere à prevenção de infecções pela variante Ômicron. Além disso, segundo o artigo, as estratégias de redução do período de isolamento devem considerar a situação epidemiológica da região geográfica, as características clínicas de cada indivíduo e o uso de máscara para proteção contra o coronavírus. Nesta mesma linha, o estudo atenta para a necessidade de avaliar com cautela o uso de testes para pôr fim ao período de isolamento.

Participação em evento da Anvisa

Marcelo Carneiro também participou de um seminário virtual da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última segunda-feira, 29. Ao lado da médica paulista Rosana Richtmann, Carneiro palestrou sobre o gerenciamento do uso de antimicrobianos nos serviços de saúde.

Kimberly Samantha Ebert Lessing,
estagiária curricular do curso de Jornalismo da Unisc