No dia 5 de novembro, o professor da Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (Chile), Carlos Cristi-Montero, palestrou sobre o tema Estilo de vida e cognição em crianças e adolescentes, na abertura do evento Interdisciplinaridade na Promoção da Saúde, do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS).

A palestra foi transmitida pelo YouTube e contou com a presença de mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e docentes de Programas de Pós-graduação da Unisc, de outras instituições do Rio Grande do Sul e de âmbito nacional, além de alunos de diversos cursos de graduação.

O professor Carlos destacou que o desenvolvimento das habilidades cognitivas é um processo inerente ao ser humano, mas que pode ser potencializado ou agravado por comportamentos e hábitos de vida. “Deitar cedo e dormir as horas preconizadas para a idade, reduzir o tempo de assistir televisão e usar o celular de forma consciente (ex: apps educativos), alimentar-se de forma saudável e, por fim, praticar atividade física todos os dias parecem ser hábitos fundamentais para promover melhor desempenho e desenvolvimento do cérebro, melhorar a saúde mental e reduzir o estresse”, frisou.

A mesa de abertura foi composta pelas professoras Silvia Isabel Rech Franke (coordenadora do PPGPS), Silvia Virginia Coutinho Areosa (coordenadora do PPG em Psicologia - Mestrado Profissional), Jane Dagmar Pollo Renner (coordenadora Adjunta do PPGPS) e Cézane Priscila Reuter (Docente do PPGPS). A palestra pode ser acessada pelo https://www.youtube.com/watch?v=LpznEvsT6ME&list=PLxBanqQ7eXkgcUzGPBzOHpjQ3QA7M610o&index=3&t=863s

Professor Carlos Cristi-Montero

Professor Carlos Cristi-Montero