JairpremioFapergs2016

Em solenidade realizada nesta quinta-feira, dia 6 de outubro, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) concedeu a distinção a alguns dos principais nomes da pesquisa do Rio Grande do Sul. O Prêmio Pesquisador Gaúcho 2016 foi entregue a 10 cientistas com relevantes contribuições na área científica e tecnológica. Nesta 6ª edição, foram contempladas seis áreas do conhecimento na modalidade Pesquisador Destaque: Engenharia; Física e Astronomia; Geociências; Matemática, Estatística e Computação; Interdisciplinar; e Química, além das categorias Jovem Inovador, Pesquisador na Empresa e Pesquisador na Indústria.

Entre os premiados, está o professor do Departamento de Biologia e Farmácia da Unisc, Jair Putzke, agraciado com o prêmio alusivo ao Ano Internacional do Entendimento Global, proclamado pela Unesco para celebrar, em 2016, a busca de soluções inovadoras para a sociedade conviver de forma mais sustentável.

A indicação ao prêmio foi feita pela empresa Souza Cruz, onde Putzke teve um de seus projetos executado. O estudo da área do Parque Ambiental permitiu a realização de uma série de projetos paralelos desde 1996, culminando agora com este destaque. Com o tema Educar para a Cidadania Global, o trabalho realizado pelo docente envolve a área de desenvolvimento sustentável, em especial com jovens e adultos em diversas atividades, como palestras, cursos e em seu museu particular, além da publicação de 17 livros e 69 artigos científicos.

“Acredito na mudança de comportamento das futuras gerações a partir da educação ambiental de hoje, e que a sustentabilidade e os problemas ambientais serão resolvidos em pouco tempo, com esta união global que cada vez mais se esboça como a solução óbvia para o convívio pacífico entre homem e natureza”, revelou Putzke. “Foi um momento muito especial, em que me senti muito feliz e foi quando passou pela minha cabeça um filme de toda a minha vida científica. Estou me sentindo muito, mas muito feliz”, acrescentou o pesquisador após receber o prêmio.

*Publicado por Josemar Santos

JairpremioFapergs2016