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Trabalho será apresentado no dia 29 de outubro, durante a II Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia

Alan Ricardo CostaAlan Ricardo Costa

Dentro da programação da II Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Unisc, ocorre no dia 29 de outubro, às 19 horas, de forma virtual, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos programas de pós-graduação Stricto Sensu. A atividade integra a II Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição, através da apresentação de um trabalho indicado por cada Programa.

Um dos estudos escolhidos tem como título Contribuições para uma cartografia complexa da ontoepistemogênese: autonarrativas e formação docente na educação a distância, do doutorando Alan Ricardo Costa, com orientação e co-orientação dos professores Felipe Gustsack (Unisc) e Vanessa Ribas Fialho (UFSM), respectivamente. A tese explora uma abordagem da ontoepistemogênese na formação de professores, isto é, do processo de “formar-se” docente, que é entendido como um processo contínuo de “auto-trans-formar-se”, em conexão com o meio e com todas as dimensões do viver. 

A proposta é contribuir com uma cartografia complexa da ontoepistemogênese na formação de professores de línguas na Educação a Distância (EaD), a partir do estudo das autonarrativas de professores de línguas, formados ou em formação (acadêmicos de graduação) na referida modalidade. A investigação científica ocorreu a partir de um curso on-line elaborado em uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc, que serviu como espaço para a interação e tecitura de reflexões sobre tecnologias digitais, experiências na EaD, narrativas de professores e formação docente na cibercultura. 

Um grupo no site de rede social Facebook foi empregado como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso. Foram convidados para participar da referida ação de formação docente acadêmicos e egressos do curso de licenciatura em Letras - Espanhol e Literaturas EaD da UFSM, em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). O curso de extensão foi realizado no segundo semestre de 2019, com duração de 4 semanas, totalizando 20 horas de atividades, sendo que aceitaram participar dele 13 professoras.

Ao longo de cada semana do curso, os professores interagiram em fóruns, realizaram leituras e, entre outras atividades, confeccionaram autonarrativas, o principal instrumento de coleta de dados da pesquisa. Por meio dessas autonarrativas, que podiam ser produzidas em formato livre (texto, áudio e/ou imagens), sem limite de extensão, cada professora participante relembrou sua formação inicial e os primeiros contatos com as tecnologias, repensou sua trajetória acadêmica e ressignificou alguns conceitos próprios, como a noção de “tecnologia” e o processo de “formar-se docente” na EaD.

Os resultados da pesquisa possibilitaram um olhar interpretativo mais complexo a respeito de alguns operadores/marcadores emergentes nas autonarrativas, como: o acoplamento tecnológico (conexão humano-tecnologia) e o processo de autopoiesis, já contemplados em pesquisas prévias do GAIA, Grupo de Ações e Investigações Autopoiéticas, ao qual está vinculada a referida tese. 

Outros operadores/marcadores notados em padrões e recorrências foram as afecções (os afetos, os sentimentos, as emoções) e a autonomia. “A experiência de narrar-se é autopoiética, ou seja, autoconstitutiva do indivíduo e de suas práxis. Além disso, as autonarrativas contribuem com o processo de auto-trans-formação docente e servem para o propósito de estudo de operadores/marcadores importantes na abordagem da ontoepistemogênese”, enfatizou o doutorando Alan Ricardo Costa.

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) está com inscrições para a turma de 2022. Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 17 de novembro, em: unisc.br/mestradoedoutorado

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Trabalho será apresentado no dia 29 de outubro, durante a II Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia

Alan Ricardo CostaAlan Ricardo Costa

Dentro da programação da II Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Unisc, ocorre no dia 29 de outubro, às 19 horas, de forma virtual, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos programas de pós-graduação Stricto Sensu. A atividade integra a II Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição, através da apresentação de um trabalho indicado por cada Programa.

Um dos estudos escolhidos tem como título Contribuições para uma cartografia complexa da ontoepistemogênese: autonarrativas e formação docente na educação a distância, do doutorando Alan Ricardo Costa, com orientação e co-orientação dos professores Felipe Gustsack (Unisc) e Vanessa Ribas Fialho (UFSM), respectivamente. A tese explora uma abordagem da ontoepistemogênese na formação de professores, isto é, do processo de “formar-se” docente, que é entendido como um processo contínuo de “auto-trans-formar-se”, em conexão com o meio e com todas as dimensões do viver. 

A proposta é contribuir com uma cartografia complexa da ontoepistemogênese na formação de professores de línguas na Educação a Distância (EaD), a partir do estudo das autonarrativas de professores de línguas, formados ou em formação (acadêmicos de graduação) na referida modalidade. A investigação científica ocorreu a partir de um curso on-line elaborado em uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc, que serviu como espaço para a interação e tecitura de reflexões sobre tecnologias digitais, experiências na EaD, narrativas de professores e formação docente na cibercultura. 

Um grupo no site de rede social Facebook foi empregado como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso. Foram convidados para participar da referida ação de formação docente acadêmicos e egressos do curso de licenciatura em Letras - Espanhol e Literaturas EaD da UFSM, em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). O curso de extensão foi realizado no segundo semestre de 2019, com duração de 4 semanas, totalizando 20 horas de atividades, sendo que aceitaram participar dele 13 professoras.

Ao longo de cada semana do curso, os professores interagiram em fóruns, realizaram leituras e, entre outras atividades, confeccionaram autonarrativas, o principal instrumento de coleta de dados da pesquisa. Por meio dessas autonarrativas, que podiam ser produzidas em formato livre (texto, áudio e/ou imagens), sem limite de extensão, cada professora participante relembrou sua formação inicial e os primeiros contatos com as tecnologias, repensou sua trajetória acadêmica e ressignificou alguns conceitos próprios, como a noção de “tecnologia” e o processo de “formar-se docente” na EaD.

Os resultados da pesquisa possibilitaram um olhar interpretativo mais complexo a respeito de alguns operadores/marcadores emergentes nas autonarrativas, como: o acoplamento tecnológico (conexão humano-tecnologia) e o processo de autopoiesis, já contemplados em pesquisas prévias do GAIA, Grupo de Ações e Investigações Autopoiéticas, ao qual está vinculada a referida tese. 

Outros operadores/marcadores notados em padrões e recorrências foram as afecções (os afetos, os sentimentos, as emoções) e a autonomia. “A experiência de narrar-se é autopoiética, ou seja, autoconstitutiva do indivíduo e de suas práxis. Além disso, as autonarrativas contribuem com o processo de auto-trans-formação docente e servem para o propósito de estudo de operadores/marcadores importantes na abordagem da ontoepistemogênese”, enfatizou o doutorando Alan Ricardo Costa.

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) está com inscrições para a turma de 2022. Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 17 de novembro, em: unisc.br/mestradoedoutorado

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