Ouvidora Ana Claudia Pfaffenseller (E) e a assistente Caroline dos Santos

Primeira a ser implantada em uma universidade comunitária no Brasil, além de também ter sido a ouvidoria universitária pioneira do Estado do Rio Grande do Sul, a Ouvidoria da Unisc, que completou 20 anos em 2018, foi convidada para dar uma entrevista à Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO). A ouvidora da Unisc, Ana Claudia de Almeida Pfaffenseller, atuando no setor há 10 anos, frisou que todos os dias há avanços. “A cada demanda tratada, a cada trabalho realizado, se consegue atingir mais a confiança dos usuários e da própria Instituição”, salientou.

Ela ainda destacou na entrevista que a Ouvidoria, especialmente no âmbito universitário, é uma via de mão dupla. “Ao mesmo tempo em que abre suas portas à comunidade acadêmica para que a mesma se integre e participe da vida da instituição, ela também serve para a universidade conhecer e entender melhor os seus públicos - interno e externo”, acrescentou. A parceria da Ouvidoria com os vários setores institucionais, como reforçou Ana Cláudia, é fundamental, visto que o seu trabalho serve de termômetro para visualizar como a Instituição está caminhando e é um importante instrumento de auxílio à gestão.

A reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, que também é presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), destacou a trajetória da Ouvidoria na Universidade e salientou a importância das Ouvidorias Institucionais. “Sem dúvida, são ferramentas de gestão que permitem identificar demandas para melhorias administrativas e acadêmicas, ao mesmo tempo em que são pilares de proteção da democracia, da transparência, contribuindo para o seu fortalecimento”, frisou.

Ouvidora Ana Claudia Pfaffenseller (E) e a assistente Caroline dos Santos