Numa promoção do Departamento de Educação Unisc, com o apoio do Departamento de Letras e da Escola de Educação Básica Educar-se, será realizada nesta quarta-feira, dia 30 de novembro, a oficina Inventando na Escola - Cabruxa, a Bruxa Inventada, ministrada pela professora Luciane Abreu. A atividade ocorre no turno da tarde, nas dependências da Escola Educar-se, sendo dirigida a crianças entre 4 a 7 anos.

A oficina consiste em realizar a contação do livro Cabruxa, a Bruxa Inventada e em brincar com propostas de atividades lúdico-pedagógicas com as crianças. O objetivo é fazer com que elas participem na construção de alguns artefatos utilizados na história e, também, explorem alguns jogos construídos com o intuito de envolvê-las na linguagem poética da narrativa. O e-mail para contato é cabruxaabruxainventada@gmail.com.

O livro

O livro Cabruxa, a Bruxa Inventada foi criado a partir das ilustrações e produções textuais de alunos, sob a coordenação de Luciane Abreu e é resultado de uma proposta pedagógica que virou objeto de pesquisa de Mestrado apresentada pela autora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, em agosto de 2010. Destinada ao público infantil, a publicação recebeu tratamento gráfico e ilustrações adicionais do artista plástico Alessandro Cenci. A publicação possui versão bilíngue, narração em português/espanhol e inclui DVD com audiodescrição e versão em Libras. O projeto foi financiado pelo Governo Federal/Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e tem o patrocínio das seguintes empresas: Charrua, Fruki, Bremil e Lojas Benoit.

*Publicado por Josemar Santos

O livro