O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Unisc (NITT), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URFGS), encaminhou o registro de patente do Filtro Separador de Biomassa Microalgal, uma tecnologia aplicada ao tratamento de efluentes, com baixos custos e que promove a redução de impactos ambientais.

O desenvolvimento abrange, por parte da a Unisc, o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e o Departamento de Engenharia, Arquitetura e Computação. A iniciativa tem autoria de Cássio Denis de Oliveira, Elizandro Oliveira Silveira, Ênio Leandro MachadO, Jorge André Ribas Moraes e Lúcia Helena Ribeiro Rodrigues.

A tecnologia promove a redução de impactos ambientais no tratamento de efluentes. O equipamento, com baixo custo, é destinado à filtragem física de microalgas utilizadas para o pré-tratamento de efluentes, integrado a um sistema de tratamento de tecnologia de saneamento ambiental.

Elizandro explica que “durante o desenvolvimento de meu projeto de doutorado, queria agregar valor energético e financeiro ao meu sistema que integra anaerobiose; microalgas e wetlands construídos. Como biólogo, sempre procuro desenvolver tecnologias ambientais de baixo custo e boa eficiência de aplicação. Como percebi uma lacuna na área de separação de biomassa de microalgas, desenvolvi a alternativa para separar a biomassa sem aporte energético”.

Mais informações podem ser obtidas junto ao NITT, pelo fone (51) 3717-7516, pelo e-mail nitt@unisc.br ou pessoalmente na sala 1600, bloco 16, do Campus da Unisc de Santa Cruz do Sul.

Na imagem dois dos inventores da tecnologia, Elizandro e Ênio.

Na imagem dois dos inventores da tecnologia, Elizandro e Ênio.