Luiza Klein

A Unisc, por meio do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT), encaminhou o registro do Programa de computador MaRE - Mapeamento da Rota de Estudo, de autoria da professora Daniela Duarte da Silva Bagatini (Departamento de Computação) e dos graduados em Ciência da Computação, Kelvin Schmaltz Teixeira e Rodrigo Araujo Saldanha.

A ferramenta permite que o aluno utilize a web como espaço de estudo. O estudante informa seus objetivos e, durante o percurso, o agente inteligente MaRE acompanha a navegação, mapeia as rotas traçadas pelo aluno e utiliza-se de estratégias de gamificação no intuito de mobilizá-lo a manter o foco nos conteúdos de seu interesse.

De acordo com a professora Daniela Duarte da Silva Bagatini, dentre as contribuições do MaRE, está o fato de que o mesmo serve como plataforma para investigações que visam compreender o processo de navegação dos estudantes que utilizam a web como espaço de estudo. “Além disso, o projeto associa áreas de pesquisa da computação que podem trazer contribuições significativas sobre métodos, técnicas e, principalmente, coloca em pauta a discussão da relação do estudante com a tecnologia em situações de estudo”, salientou.

De sua parte, Rodrigo Araujo Saldanha relatou de que a motivação para trabalhar com o MaRE foi a ideia de acompanhar o aluno enquanto ele estuda, auxiliando o mesmo para que possa refletir sobre seus estudos. “Foi muito divertido e gratificante desenvolver a extensão para navegador do MaRE. Com esse projeto, tive a oportunidade de desenvolver novas habilidades e aprimorar o conhecimento que fui adquirindo durante todo o curso”, ressaltou.

Mais informações podem ser obtidas no NITT pelo fone (51) 3717-7516, pelo e-mail nitt@unisc.br ou pessoalmente na sala 1603, bloco 16, do campus de Santa Cruz do Sul.

*Publicado por Josemar Santos

Luiza Klein