A equipe do Núcleo de Apoio ao Professor (NAP), juntamente com a equipe da Coordenação Pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio do Programa de Pedagogia Universitária, realizou, no dia 16 de fevereiro o 1° Encontro dos Professores Ingressantes na instituição. Conhecendo a Unisc foi o primeiro dos diversos encontros organizados especificamente para os novos docentes, tendo como objetivo apresentar a instituição e repassar informações administrativas e pedagógicas para um bom desempenho profissional.

Desde 2014, o Programa de Pedagogia Universitária inovou a sua forma de abordagem e dinâmica, passando a acompanhar os professores ingressantes durante o seu primeiro semestre na instituição, através da realização de reuniões coletivas e atendimentos individuais. Já foram abordadas diferentes temáticas, entre elas, Planejamento de uma aula a distância, Metodologias Ativas no Ensino Superior, Avaliação Institucional e Relatos de práticas docentes, Avaliação do processo de ensino e aprendizagem: instrumentos de avaliação, Planejamento de uma videoaula (EaD), Preparação de apresentações multimídias com Prezi e Saúde e trabalho docente. Para este semestre, o foco será na qualificação do planejamento das aulas (ementa, objetivos, metodologias, avaliação) e no ensino a distância (20% e totalmente a distância), tendo como referência central os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs).

Os relatos dos professores que foram acompanhados durante os dois primeiros semestres de atuação confirmam quão importantes e relevantes são as atividades propostas neste início de carreira na instituição. O acompanhamento mais efetivo contribui para um bom desempenho em sala de aula, bem como para a avaliação institucional, pela qual todos os professores passam no final de cada semestre.

Além das atividades específicas para os novos professores, o Programa de Pedagogia Universitária também oferece atividades para os demais professores da instituição (oficinas, palestras, assessorias). Em breve, novas oficinas e palestras serão ofertadas a todos.

O Núcleo de Apoio ao Professor atende no bloco 5, sala 510c, e-mail nap@unisc.br, fone 3717-7527, horários de atendimento: segundas e terças à tarde - 13h30-17h30 e quintas e sextas - 8h -12h -13h30-17h30.

*Publicado por Josemar Santos

*Publicado por Josemar Santos