O Programa de Mestrado Profissional em Psicologia da Unisc capacita profissionais da Psicologia, da área da Saúde, das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas para a produção de novas tecnologias no campo da Psicologia. Além de habilitar para a docência, este Programa desenvolve as competências necessárias para prevenção, promoção e intervenção em saúde mental. As inscrições para o processo seletivo das turmas de 2021 estão abertas, até o dia 23 de novembro, através do link https://www.unisc.br/pg/stricto-sensu.html

Sheryl Andreatta, acadêmica do Mestrado Profissional em Psicologia, buscou no Programa oportunidades de desenvolver suas habilidades profissionais e de abrir caminhos para a docência.  Confira como tem sido sua experiência no Mestrado:

Sheryl, o que motivou você a ingressar na sua área de conhecimento e, depois, a buscar uma Pós-Graduação?

R: Escolhi a Psicologia, tanto na graduação quanto na pós-graduação, pelo meu encantamento pelas diversas formas de ser humano e de estar no mundo.

Tenho o desejo de participar dos processos únicos de transformação pessoal e de realidades. Por isso, quis ampliar o conhecimento na Psicologia, fortalecendo a minha atuação e também a possibilidade de estar próxima do meio acadêmico de forma mais capacitada. Então, retornei para a Unisc que é uma instituição em que confio e acredito.

Com a experiência do Mestrado, quais foram as suas transformações profissionais e quais as expectativas para a sua carreira?

R: Minha formação profissional começou na experiência da graduação. Não apenas por ser espaço de construção de conhecimento, mas porque a Unisc despertou e fortaleceu os vínculos que carrego com a Psicologia, com o saber científico e com o respeito ao fazer profissional. Então, ingressei no mestrado em Psicologia buscando abrir portas e me renovar profissionalmente. Acredito que é uma oportunidade de fortalecer a base teórica que norteia a minha atuação profissional e de ampliar meu olhar sobre o mundo e o ser humano.

Quais experiências do Mestrado auxiliam nesse processo de ampliar a sua visão sobre o mundo e o ser humano?

R: A vivência do mestrado conectou minha trajetória com a de colegas, em uma turma diversa e extremamente rica. A troca de experiências profissionais, as novas percepções das temáticas e das realidades tem sido essencial para o meu desenvolvimento. Da mesma forma uma equipe de professores qualificados e disponíveis tem sido a base para novas aventuras e descobertas teóricas, pessoais e profissionais.

O mestrado beneficia o diálogo entre teoria e prática o que gera um diferencial importante na atuação. Além disso, nos aproxima de outros profissionais e professores, amplia nosso arsenal teórico e fortalece nosso olhar crítico e técnico, além de gerar novas bases de segurança para uma atuação profissional qualificada e habilitar para a docência, ampliando e muito nossas possibilidades e o nosso fazer.