O Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais da Unisc tem como objetivo gerar novas tecnologias e qualificar os profissionais da área através da pesquisa em aprofundamento. Os conhecimentos, para além do meio acadêmico, transformam as perspectivas dos participantes, os tornando mais preparados para o mercado de trabalho que vive o movimento da Indústria 4.0. As inscrições para o processo seletivo das novas turmas estão abertas e podem ser acessadas em https://www.unisc.br/pg/stricto-sensu.html

Segundo o egresso do Programa, Bruno Fagundes, estar em contato com colegas e professores de diversas áreas do conhecimento potencializou seu aprendizado: “a experiência de poder discutir os mesmos assuntos sob diferentes perspectivas ampliou muito a minha capacidade de solucionar problemas. Passei a observar como automatizar, processar e armazenar dados de modo mais crítico. A computação se tornou apenas um meio de resolver os problemas”.

Bruno também conta que sua motivação ao iniciar o Mestrado era ingressar no meio acadêmico. O objetivo foi concluído logo após sua formação: atualmente Bruno é professor do Departamento de Computação da Unisc. “Eu tive a oportunidade de evoluir tanto no sentido acadêmico, quanto para o mercado de trabalho. Além de lecionar na Universidade e compartilhar meus conhecimentos com os acadêmicos, sou sócio proprietário da 2b Telecom. Hoje me percebo mais preparado para os movimentos da indústria 4.0 e para o mercado em constante transformação”, reforça.