O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Unisc possui foco em aprofundar os conhecimentos na área – tanto para pesquisa, quanto para o mercado de trabalho. Ao longo do programa os profissionais são direcionados à prevenção e à resolução de problemas ambientais que afetam a qualidade ambiental e a qualidade de vida da sociedade.

As inscrições para o Mestrado e Doutorado em Tecnologia ambiental são gratuitas e estão abertas até novembro. Para participar do processo seletivo, que irá ocorrer de forma online, ou obter mais informações, acesse https://www.unisc.br/pg/stricto-sensu.html

Gustavo Stolzenberg Colares completou o Mestrado e agora é doutorando do programa. Confira como a experiência de aprofundamento acadêmico transformou sua forma de se relacionar com o mundo e com a profissão:

O que te motivou a dar continuidade na formação acadêmica e ingressar no Mestrado e no Doutorado?

Gustavo: Durante a graduação participei de vários projetos de pesquisa e extensão. Então, na pós-graduação eu optei por me dedicar ao desenvolvimento de novas tecnologias. Acredito que através desta escolha, ao mesmo tempo em que adquiri mais conhecimento, aperfeiçoei meu currículo. Quando finalizei o mestrado, o bom relacionamento com meu orientador, professores e outros colegas assim como a vontade de dar continuidade nos projetos contribuíram muito para eu me inscrever para o doutorado.

Escolhi realizar o doutorado em Tecnologia Ambiental na Unisc pela qualidade do corpo docente e dos projetos que estão sendo desenvolvido, assim como por tudo que a universidade oferece. Após a seleção, fui contemplado com uma bolsa integral da CAPES, a qual possibilitou eu me dedicar ainda mais as atividades acadêmicas.

Considerando a sua trajetória profissional e acadêmica quais são os planos para o futuro?

Gustavo: Sou formado em engenharia ambiental e sanitária. Na pós-graduação sou mestre e, atualmente, doutorando em Tecnologia Ambiental. Participo de um grupo de pesquisa que desenvolve trabalhos na área de saneamento, principalmente no tratamento de efluentes sanitários. Além de integrar processos, o foco principal de pesquisa é a inovação e o aperfeiçoamento de sistemas chamados Wetlands Construídos ou jardins filtrantes, os quais consistem no uso de plantas para o tratamento de esgoto, e que podem ser uma alternativa interessante em termos ambientais e de baixo custo.

Tenho muito interesse nesses sistemas, e acredito que são uma tecnologia de remoção dos poluentes da água que está se popularizando aqui no Brasil. Futuramente espero me tornar um professor universitário, além de desempenhar atividades como engenheiro fora do meio acadêmico. Afinal, a formação continuada me possibilita tanto o ingresso no meio acadêmico, quanto o aperfeiçoamento do currículo para o Mercado de trabalho.

Quais experiências da formação continuada foram mais significativas para o seu crescimento profissional?

Gustavo: O contato com colegas e professores que possuem formação e atuam em diferentes áreas do conhecimento contribuiu muito o meu crescimento pessoal e profissional. Essa troca de experiências é fundamental.

Além disso, ao longo do mestrado e, agora, no doutorado eu tive a oportunidade de participar de eventos internacionais com o apoio da Unisc. Nesses encontros eu compartilhei experiências com profissionais que são referência nacional e internacional.