O Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisc possui cursos de Mestrado e Doutorado com área de concentração em Direitos Sociais e Políticas Públicas. A base dos conhecimentos está ancorada em questões fundamentais para o Direito, Estado e sociedade, preparando os discentes para serem instrumentos de intervenção e transformação social.  As inscrições do processo seletivo das turmas de 2021 estão abertas, até o dia 23 de novembro, através do link https://www.unisc.br/pg/stricto-sensu.html

As áreas de formação dos cursos de Mestrado e Doutorado em Direito são abrangentes, proporcionam oportunidades de intercâmbio com Universidades renomadas e possuem corpo docente extremamente qualificado. O egresso do Programa, Felipe Alves, acredita que a experiência na Pós-Graduação foi transformadora. Confira o que ele contou:

Felipe, o que fez você optar por sua área de conhecimento na graduação e na pós-graduação?

Comecei a cursar Ciências Sociais, Pedagogia e Gestão Pública. Não estava satisfeito com nenhuma destas opções. Mas “estudar as leis" foi algo que sempre me chamou a atenção. Quando comecei a cursar Direito já amava essa área do conhecimento.

Logo no início da graduação tive o objetivo de me tornar professor. Então, iniciei minha trajetória acadêmica participando de eventos, pesquisas, apresentações de trabalhos e publicações. Ingressar no Mestrado foi a realização de um sonho e segui no Doutorado para ter aperfeiçoamento para a pesquisa e docência.

Você acredita que as experiências do Mestrado/Doutorado transformaram sua forma de perceber o mundo e sua área de atuação?

Sem dúvidas! A bagagem propiciada pela Pós-Graduação é totalmente diferente da oferecida na graduação. A compreensão fenomenológica, aprofundada, com diferentes matrizes teóricas me auxiliou na compreensão de determinados contextos sociais que até então não eram compreendidos. Além disso, o reconhecimento profissional no mundo jurídico também é muito maior hoje, depois da formação continuada.

Em quais aspectos as vivências do Programa ampliam possibilidades pessoais e profissionais?

A construção do conhecimento no direito é uma constante. O Mestrado e o Doutorado possibilitam o aperfeiçoamento profissional e reconhecimento nos meios acadêmico e jurídico, o que se torna um diferencial em um cenário cada vez mais competitivo.

Não há dúvidas de que o contato com os professores e com um universo totalmente diferente, como as viagens de estudo, os grupos de pesquisa e os projetos internacionais, proporcionam amadurecimento profissional e pessoal.