O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unisc foi pioneiro no Brasil nesta área. Através dos seus cursos de Mestrado e Doutorado os acadêmicos desenvolvem potencialidades para contribuir com a transformação social, política, cultural, ambiental e econômica de uma região. O profissional habilitado, além de se especializar para a docência, pode atuar na esfera estatal, da sociedade civil e da iniciativa privada.

As inscrições para o processo seletivo das turmas de 2021 estão abertas, até 23 de novembro, através do link https://www.unisc.br/pg/stricto-sensu.html

Para saber mais sobre a experiência da Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, acompanhe abaixo a conversa com Mizael Dornelles, que é egresso do programa:

Mizael, o que motivou você a ingressar na Pós-Graduação?

Fiz graduação em Geografia e atuei em bolsas de iniciação científica em projetos que me possibilitaram compreender mais profundamente a região. Depois de formado comecei a sentir falta de participar desses projetos de pesquisa. Então, quando comecei a lecionar como professor de Geografia na Educação Básica, percebi a importância de dar continuidade na minha formação. Ingressei no Mestrado para aprofundar debates relevantes para a Geografia e para outros campos do conhecimento.

Na sua percepção, quais experiências do Programa possibilitam desenvolvimento pessoal e profissional?

A possibilidade de aprofundamento e de aproximação do debate teórico com a realidade empírica, a partir da diversidade disciplinar dos professores e estudantes do Programa. Essa troca de vivências possibilita uma riqueza muito grande na leitura e na interpretação do mundo. Somos seres dinâmicos e quando temos contato com outras pessoas nos transformamos. Acredito que quando isso acontece em um ambiente acadêmico com pessoas tão qualificadas quanto os docentes e estudantes do PPGDR os impactos sejam ainda mais positivos.

Como o Mestrado em Desenvolvimento Regional contribuiu para sua formação?

Contribuiu muito para a minha qualificação profissional e desenvolvimento pessoal. Mais que a obtenção do título, me possibilitou um maior entendimento do mundo, das relações essenciais que movem as pessoas e dos interesses individuais e coletivos.

Mizael, o que motivou você a ingressar na Pós-Graduação?

Como o Mestrado em Desenvolvimento Regional contribuiu para sua formação?