Débora Cristini Steil desenvolveu a pesquisa em um hospital de ensino

Dentro da programação da III Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorre no dia 28 de outubro, às 19 horas, de forma virtual, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A atividade integra a III Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição, por meio da apresentação de um trabalho indicado por cada programa.

Um dos estudos escolhidos tem como título “Capabilities de resiliência na cadeia de suprimentos da saúde” da mestra em Administração pela Unisc, Débora Cristini Steil, com orientação do professor Heron Begnis. “Com a pandemia do coronavírus, as organizações foram testadas quanto a sua capacidade de lidar com a falta de matéria-prima, atrasos logísticos, dentre outras rupturas. Em meio a isso, as cadeias de suprimentos da saúde foram duramente atingidas, as quais tiveram de adaptar-se ao cenário para manter o atendimento de qualidade e suprir a demanda”, enfatiza Débora na pesquisa.

O objetivo do estudo foi analisar as capabilities de resiliência presentes na cadeia de suprimentos de um hospital de ensino, a qual foram entrevistados os profissionais da cadeia de suprimentos, sendo os departamentos como compras, farmácia e almoxarifado, e também, os fornecedores mais representativos durante a pandemia de Covid-19 (indústria e distribuidores). “A pesquisa possibilitou estudar um tema pouco pesquisado no país. Além de trazer resultados e considerações importantes para o contexto acadêmico bem como empresarial. Ainda, pode-se sugerir novas possibilidades de pesquisas para aprofundar o assunto.”

Sobre os resultados, entendeu-se que as capabilities de resiliência contribuem para a cadeia de suprimentos do hospital de ensino de forma a auxiliar em adaptações e estratégias para a contenção dos impactos das rupturas. “Além disso, identificou-se que ocorreram diversas rupturas, principalmente a falta de matéria-prima. Para contornar as rupturas, houve ações para prevenir maiores danos, podendo citar a procura por novos fornecedores, criação de novas parcerias com instituições de ensino e poder público, atividades de engajamento com os colaboradores e cooperação entre organizações similares’, complementa Débora.

Inscrições abertas

Os Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Unisc estão com inscrições abertas, incluindo o Mestrado Profissional em Administração.  Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 17 de novembro, em unisc.br/mestradoedoutorado.

Débora Cristini Steil desenvolveu a pesquisa em um hospital de ensino

Inscrições abertas