Todas as mantidas da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc): Unisc, Centro de Educação Profissional (Cepru), Escola de Educação Básica Educar-se e Hospital Santa Cruz (HSC), contam a partir de agora com o cartão virtual. O sistema foi criado para alunos regularmente matriculados na Unisc (extensão, graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu), no Cepru e na Escola Educar-se, assim como para os funcionários e egressos inscritos no Programa Voltare.

Além do impacto ambiental positivo com a redução de mais de 2 mil cartões plásticos impressos por ano, o intuito é facilitar o acesso por parte dos estudantes, com a liberação automática do cartão no momento da confirmação de matrícula, também aumentando a praticidade na hora dos usuários apresentarem o seu cartão para utilização dos convênios registrados.

Em relação aos estabelecimentos conveniados com DCE, Afunisc e Adunisc, bem como às entidades e eventos que disponibilizam meia entrada para os estudantes, os cartões virtuais podem ser aceitos com a mesma segurança, sendo que os selos das associações serão gerados automaticamente somente nos cartões dos associados. No selo do DCE ainda consta a validade do mesmo. A verificação pode ser realizada através da leitura do QRCode ou consulta pela chave identificadora do cartão, eliminando a necessidade de apresentação do cartão impresso e garantindo que o cartão é válido. Para o QRCode, a leitura pode ser feita on-line ou off-line e a consulta pela chave sempre on-line.

Os cartões podem ser gerados pelo celular ou computador, sem custo e sem burocracia, bastando acessar os aplicativos Minhas Turmas ou Meus Cartões, disponível no site cartao.unisc.br.