exposição é baseada no livro que leva o mesmo nome, resultado da pesquisa de pós-doutorado da diretora de Ensino da Unisc, Giana Diesel Sebastiany

Na próxima sexta-feira, 17, ocorre a abertura da exposição "Fotos, Prosa e Verso: Artefatos de Cura e Educação". O lançamento será às 19 horas, na Casa das Artes Regina Simonis, em Santa Cruz do Sul. A exposição é baseada no livro que leva o mesmo nome. A obra é resultado da pesquisa de pós-doutorado da diretora de Ensino da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Giana Diesel Sebastiany; com orientação do professor Camilo Darsie de Souza e design de Gabriel Steindorff.

A exposição consiste na apresentação de fotos e versos que estão presentes no livro. O material faz parte da pesquisa desenvolvida por Giana sobre as práticas, os artefatos de cura utilizados pelas famílias na Zona Rural e na Zona Urbana de Sobradinho, município de origem da professora. “Eu fiz essa pesquisa com a parceria da minha irmã, que é enfermeira de uma unidade básica de Sobradinho, e com oito agentes comunitários de saúde durante 6 meses. Visitamos as famílias, fotografamos as práticas de cura e selecionamos algumas falas com essas famílias. São reflexões minhas a partir da vivência com as famílias e também versos da música popular brasileira. Eu procurei organizar tudo isso numa exposição que fizesse sentido, que as pessoas pudessem sentir o que significam esses artefatos de cura e as práticas de cura para essas famílias no contexto do município de Sobradinho.”

O material também apresenta a fé da comunidade em que a pesquisa foi feita. “Foram mais de 300 fotos, sendo que 50 foram selecionadas com as reflexões. É um material muito rico e a fé aparece muito forte como uma complementação para o tratamento farmacológico dado pelo médico. Exemplo disso são algumas alternativas como a benzedura, uma tradição no interior, usada como uma forma de carinho, amor e conexão entre as pessoas e é uma prática que está se perdendo.”

A exposição fica aberta até o dia 1° de abril. A Casa das Artes Regina Simonis está localizada na Rua Marechal Floriano, 651. O horário de visitação de segunda a sexta é das 10 horas às 16h30 e aos sábados das 10 às 14 horas.

WhatsApp Image 2023 03 16 at 12.53.18

WhatsApp Image 2023 03 16 at 12.53.18