Especializada em contabilidade digital, o empreendimento passou pelas três etapas até a conclusão do processo

Na manhã desta quarta-feira, 3, ocorreu a graduação da startup Pivot. Foi a 25ª graduação nos 19 anos de atuação da Incubadora Tecnológica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Especializada em contabilidade digital, o empreendimento é administrado por Marcela Wink e Núbia Hurtig, egressas do Curso de Ciências Contábeis da Unisc.

As jovens de 23 e 22 anos, respectivamente, afirmam que a Itunisc colaborou muito na jornada. “Principalmente em questões no início da empresa, do que fazer em marketing, o que podíamos e o que não podíamos entregar. Também nos levou em vários eventos em que pudemos conhecer muitas pessoas. Com certeza, alavancou a Pivot”, falam.

Prestigiando o evento, a vice-reitora da Unisc, Andreia Rosane de Moura Valim, enfatizou a importância de termos mulheres empreendedoras. “Entendemos que empreender é difícil, mas ser mulher e empreender é mais difícil ainda. Então, fico muito orgulhosa de ver vocês, com vontade, fazendo este movimento, esta doação de vida. Assim, eu acho que o sentido da Universidade se completa, pois queremos formar pessoas, mas pessoas de sucesso. Na medida em que os docentes da Universidade se envolvem neste processo, na formação de novos negócios, e enxergam isso como uma função importante da Universidade, completamos a nossa missão. Completa também a missão na medida em que falamos de ensino, pesquisa, extensão e inovação.”

Já o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unisc, Rafael Kirst, lembrou que várias das ações desenvolvidas na Unisc, voltadas ao fomento do empreendedorismo e da inovação, culminam na Itunisc. “Nós passamos por esta grande reinvenção com a Universidade, também uma grande reinvenção dentro dos nossos ambientes de inovação, a adoção deste modelo mais enxuto, mais leve, dinâmico, com mais parcerias. Hoje crescemos. Nos alegra muito o fato de termos 30 empresas incubadas agora neste modelo. Ainda mais pensando no nosso contexto regional, interior do Rio Grande do Sul, é um número muito bom e isto sinaliza já um grande avanço. Mas a principal métrica é esta, é a graduação, são os empreendimentos que efetivamente participaram da trilha, perseveram, e hoje estão prontos para irem ao mercado”

Os passos para a graduação

O gestor da Itunisc, Alexandre Dal Molin Wissmann, explica que para chegar à graduação os empreendimentos precisam passar por três etapas. A durabilidade é cerca de dois anos, dependendo da caminhada da startup dentro da incubadora. “A primeira é a trilha de validação, a segunda é a trilha de estruturação e a terceira é a trilha de tração. Cada uma delas tem um determinado período. E para que os empreendimentos possam avançar, eles precisam realizar algumas entregas, quase como temas de casa. E após estas conclusões, os empreendimentos vão avançando.”

Alexandre exalta que é a 25ª incubada destes quase 19 anos de atuação da incubadora tecnológica. “Então para nós hoje é um momento de celebração. A empresa sai da incubadora, ela deixa de ser uma incubada e ela vai ao mercado. A empresa sempre é convidada para se tornar uma empresa parceira do Tecnounisc para que continue fazendo parte do nosso ecossistema de inovação.”

Fotos: Bruna Lovato/Unisc

pivot1