O evento, realizado por Sesc, Unisc e Pé de Coelho Filmes, está previsto para ocorrer entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro.

Após sua Live de lançamento, que ocorreu neste dia 10 de junho e foi transmitida ao vivo no Facebook do SESC RS, o Festival Santa Cruz de Cinema anunciou oficialmente a 4ª edição. As inscrições para quem deseja participar do evento estão abertas até o dia 31 de agosto e podem ser realizadas através do site http://festivalsantacruzdecinema.com.br/ . Serão aceitos filmes de curta-metragem de todo o Brasil, finalizados a partir de 2019.

O 4º Festival Santa Cruz de Cinema acontecerá entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro de 2021, na cidade de Santa Cruz do Sul, em formato híbrido. Isso significa que, se for possível, de acordo com a situação da pandemia e os protocolos sanitários vigentes, as sessões serão presenciais no Auditório Central da Unisc.

O Festival Santa Cruz de Cinema é realizado por Sesc/RS – Unidade Santa Cruz do Sul, Unisc - Cursos de Comunicação Social e Pé de Coelho Filmes. Este ano, conta com patrocínio da JTI e da Prefeitura Municipal. O principal objetivo do evento é trazer para Santa Cruz do Sul, filmes de curta-metragem brasileiros, buscando se tornar um espaço de difusão, lançamento e promoção de trabalhos desenvolvidos em todo o país.

A programação do evento inclui mostras, oficinas e debates sobre a produção audiovisual, com a participação de profissionais reconhecidos neste segmento. Mais informações podem ser conferidas no site do Festival.

O FESTIVAL

Nos cinco dias de evento serão exibidos os 18 filmes selecionados, sendo 12 nacionais e 6 regionais (filmes gaúchos). Os escolhidos nas categorias Melhor Filme, Direção, Fotografia, Direção de Arte, Ator, Atriz, Roteiro, Montagem, Trilha Sonora, Desenho de Som, Melhor Filme Gaúcho e Melhor Filme pelo Júri Popular receberão o Troféu Tipuana.

MOSTRA OLHARES DAQUI

A Mostra Olhares Daqui nesta edição vai aceitar filmes de cineastas de Santa Cruz do Sul, além de produções de alunos e ex-alunos dos Cursos de Comunicação Social da Unisc. Haverá premiação para o Melhor Filme da Mostra, que também receberá um Troféu Tipuana na noite de encerramento de Festival.

HOMENAGEADO:

O homenageado do 4º Festival Santa Cruz de Cinema é o talentoso ator Matheus Nachtergaele, que já foi premiado com o Shell, Mambembe, APCA, Kikito, Candango e tantos outros do gênero. Matheus estudou na Escola de Belas Artes (USP) e, além de atuar, gosta de desenhar e pintar nos seus dias de calmaria.

Filho de mãe poeta e pai músico, Matheus encontrou sua carreira no teatro de Antunes Filho, em 1989. Desde então, a Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo abriu caminho para a espetacular carreira que o ator construiu no teatro, no cinema e na televisão.

Intenso e inquieto, foi criador e diretor do longa-metragem “A Festa da Menina Morta”, trabalho que lhe rendeu um lugar ao lado dos grandes criadores do cinema nacional. Matheus é parte significativa do cinema nacional, tendo atuado em filmes como “O que é isso companheiro?”, “Central do Brasil”, “Cidade de Deus”, “O Auto da Compadecida”, “Zama” e “Cabras da Peste”. São dezenas de produções em que Matheus compartilhou seu talento.

Foto: Pedro Garrido

INSCRIÇÕES: