O selo Cerne atesta a padronização da incubadora na geração de novos empreendimentos

A Incubadora Tecnológica (Itunisc) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foi agraciada com a certificação Cerne Nível 2, da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). O selo atesta a padronização da incubadora na geração de novos empreendimentos, obedecendo todos os processos e práticas-chave estabelecidos pelo modelo.

No ano passado, a Itunisc havia conquistado o Nível 1. Em reunião virtual nesta semana, que reuniu representantes da Anprotec, Sebrae, empreendimentos incubados e graduados, além de representantes da Unisc como a vice-reitora, Andreia Rosane de Moura Valim, conquistou o Nível 2. Assim, conforme a incubadora evolui nos níveis propostos pelo Modelo Cerne, mais madura será a sua capacidade de gerar sistematicamente empreendimentos inovadores bem-sucedidos e resultados expressivos para a região.

O diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unisc, Rafael Kirst, enfatizou o trabalho, energia e esforço da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), mantenedora da Unisc, em dar continuidade aos ambientes de inovação. “A Itunisc completou, ano passado, 18 anos com maturidade e segurança. Repensamos o processo de incubação com um pensamento mais ágil, o que reverte um resultado ainda maior para a região com incubados que consigam estabelecer base para suas ações, pós incubadora.”

O gestor da Itunisc, Alexandre Dal Molin Wissmann, diz estar muito feliz com a conquista. “Demonstra o sólido trabalho que vem sendo desenvolvido na Itunisc ao longo de sua extensa trajetória de atuação. Sermos reconhecidos com essa certificação, evidencia a Incubadora como referência em ambientes capazes de gerar empreendimentos inovadores e é um motivo de orgulho para nós e para a região."

itunisc

Saiba mais

A plataforma denominada Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) visa promover uma melhoria expressiva nos resultados das incubadoras das diferentes áreas, em termos tanto quantitativos quanto qualitativos. O objetivo do Cerne é criar um modelo e um padrão de atuação, de forma a ampliar a capacidade da incubadora de gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores bem-sucedidos, sintonizados com as tendências mundiais da área. Com isso, cria-se uma base de referência para que as incubadoras de diferentes áreas e portes possam reduzir o nível de variabilidade na obtenção de sucesso das empresas apoiadas.

No Nível 1 - Empreendimento, todos os processos e práticas estão diretamente relacionados ao desenvolvimento dos empreendimentos. Assim, as práticas a serem implantadas nesse nível de maturidade vão desde a sensibilização, a prospecção e a seleção de empreendimentos até a graduação e o relacionamento.

No Nível 2 - Incubadora, o foco é implantar práticas que tenham como foco a estruturação da governança da incubadora, implantando processos que viabilizem a sua gestão estratégica, a ampliação dos serviços prestados e do público-alvo e a avaliação dos seus resultados e impactos.

No Nível 3 - Rede de Parceiros, o objetivo é implantar práticas que formalizem uma rede de parceiros, visando ampliar a atuação da incubadora, criando instrumentos capazes e efetivos para realizar incubação a distância. Assim, neste nível, a incubadora reforça sua atuação como um dos “nós” da rede de atores envolvidos na promoção da inovação por meio da geração de empreendimentos inovadores.

No Nível 4 - Posicionamento Global, o objetivo é implantar práticas que tenham como foco a globalização tanto da incubadora quanto dos empreendimentos apoiados, de modo que possam atuar de maneira efetiva no mercado global.

itunisc

Saiba mais