O Hospital Santa Cruz (HSC), a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde (PPGPS) foram representados no 8º Congresso Internacional em Saúde: Determinantes Sociais, Tecnológicos e Ambientais em Saúde. O evento, realizado de forma online pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), proporcionou espaços de discussão e reflexão sobre determinantes sociais e tecnológicos da saúde das pessoas, discutindo de forma interdisciplinar as perspectivas e desafios no campo da saúde, permitindo interações e ampliação de conhecimento entre pesquisadores do Brasil e de outros países.

As residentes fisioterapeutas Kamila Mansour, Mariana Almiron e Sabrina Souza apresentaram os trabalhos científicos intitulados Terapêuticas não-invasivas instituídas no tratamento da Covid-19 em uma unidade respiratória de cuidados intensivos, Inserção e atuação de fisioterapeutas residentes em uma unidade de terapia intensiva respiratória Covid-19: relato de caso e Uso de uma nova interface de ventilação não-invasiva e posição de prona em paciente com Covid-19 grave: relato de caso. Estiveram presentes as bolsistas do CNPq Maria Eduarda Lara de Oliveira e da Fapergs, Eduarda Chaves Silveira, que apresentaram, respectivamente, os temas Perfil laboratorial e clínico e as terapias instituídas em pacientes admitidos em unidade respiratória por insuficiência respiratória aguda com Covid-19 e Características demográficas e clínicas de pacientes admitidos em unidade respiratória por insuficiência respiratória aguda na pandemia da Covid-19.

Todos os trabalhos científicos são orientados pela professora Dulciane Paiva, docente do curso de Fisioterapia e do PPGPS da Unisc. Segundo Dulciane, “o estímulo à participação em eventos científicos de relevo é imprescindível para a adequada formação dos residentes e dos estudantes da graduação”.