Felipe Nopes

O Auditório Central da Unisc esteve lotado na noite desta quinta-feira, 14 de março, para receber o fundador das Lojas Lebes, Otelio Drebes, que palestrou para um público formado por estudantes, professores e comunidade em geral. A promoção foi dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Relações Internacionais e de Graduação Dinâmica em Gestão Comercial, Marketing, Recursos Humanos, Logística e Processos Gerenciais da Unisc.

Com muita animação e desenvoltura, o empresário, de 84 anos, compartilhou as suas lições de vida e como construiu um império a partir de valores empresariais humanizados. “Iniciei a empresa com dois funcionários e oito sócios. Naquela época, quem não se atualizava, ficava para trás, e hoje também é assim. Sempre dei um passo de cada vez e, por isso, estou hoje nessa situação privilegiada”, contou. Para ele, o segredo do sucesso é acordar cedo todos os dias e trabalhar e estudar muito. “É preciso ser persistente e não desanimar nunca”, ressaltou.

Drebes passou a se dedicar às palestras quando finalizou o processo de governança das Lojas Lebes em 2016, mas, sempre ativo, ainda divide a rotina de palestras semanais com a presidência do Conselho Administrativo da empresa. Com apenas seis anos de idade, emergiu no mundo dos negócios vendendo rapaduras feitas pela mãe e, há 62 anos, fundou o primeiro embrião da Lebes, no interior do Rio Grande do Sul. Atualmente, a empresa tem o faturamento anual de R$ 1 bilhão, 160 lojas no Estado e mais de 3 mil colaboradores.

Felipe Nopes