Nesta quinta-feira, 23 de setembro, 40 alunos de Ensino Médio das Escolas estaduais Ernesto Alves de Oliveira e Polivalente de Santa Cruz do Sul vieram até o Memorial da Unisc para participar da Oficina de Crítica no Cinema a partir do filme japonês Waterboys, de 1998.

O momento é parte das atividades realizadas pelo 4º Festival Santa Cruz de Cinema, que é organizado pela união das empresas Sesc, Unisc e Pé de Coelho Filmes com o propósito de disseminar a cultura e fortalecer o cinema na região.

A oficina foi co-organizada pela JTI, uma das patrocinadoras do evento, e o Escritório Consular do Japão em Porto Alegre, contando ainda com colaboração da Fundação Japão em São Paulo. Prestigiando a realização, o Cônsul do Japão em Porto Alegre, Dr. Takashi YOKOYAMA, esteve presente.

A oficina

A Oficina foi ministrada pelo jornalista do Grupo Gazeta e mestre em Letras pela Unisc, Pedro Garcia, com dois módulos abordados: Fundamentos da análise fílmica e Redação de Crítica Cinematográfica. Após os ensinamentos, os alunos assistiram o filme Waterboys e desenvolveram críticas sobre o filme.

O Festival

Neste ano, o 4º Festival Santa Cruz de Cinema vai ocorrer em formato híbrido, de 29 de novembro a 03 de dezembro. O evento é realizado pelo Sesc Santa Cruz do Sul, pela Universidade de Santa Cruz do Sul – Cursos de Comunicação Social e pela Pé de Coelho Filmes, com o patrocínio da JTI e da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul.

As inscrições para participar da Mostra Competitiva foram encerradas no dia 31 de agosto, atingindo recorde de filmes inscritos e de diversidade de estados participando da seleção, em relação às edições anteriores: foram 682 obras de 25 estados mais o Distrito Federal. Agora, a organização está em fase de curadoria para selecionar os filmes que vão compor a edição.

Mais informações sobre o Festival, podem ser conferidas no site www.festovalsanracruzdecinema.com.br

A oficina

O Festival