O evento está marcado para ocorrer entre os dias 16 e 20 de outubro e envolve escolas dos vales do Rio Pardo e Jacuí-Centro e Litoral Norte

A Feira de Ciências, Inovação e Sustentabilidade da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) tem 148 projetos inscritos de escolas públicas e privadas dos vales do Rio Pardo e Jacuí-Centro e Litoral Norte. O evento já começou com atividades em maio, com formação de professores, e está marcado para ocorrer entre os dias 16 e 20 de outubro.

“Esse excelente número é resultado do empenho dos professores e bolsistas que vêm trabalhando desde o início do ano para tirar o melhor do evento.” Foi assim que a coordenadora geral, professora Cláudia Mendes Mählmann, se manifestou diante do número de trabalhos submetidos à 3ª edição da Feira. Com isso, um de seus principais objetivos foi alcançado este ano.

“O número expressivo de inscrições também foi alcançado graças à acolhida e ao esforço de cada professor, de cada diretor e dos alunos que se empenharam nas escolas de educação básica na realização dos projetos. Junto com eles estão ainda os esforços implementados por um conjunto de apoiadores, que são as secretarias municipais de educação e as 6ª, 11ª e 24ª Coordenadorias Regionais de Educação”.

Com a fase das inscrições encerradas, conforme Cláudia Mählmann, há um grupo de professores e alunos de pós-graduação realizando a primeira avaliação dos projetos, que vai ser concluída até 25 de setembro. “Cada trabalho é avaliado por três integrantes desse grupo, que seguem critérios previamente definidos e descritos no regulamento da Feira de Ciências.” Já no dia 26 ocorrerá a divulgação dos 100 trabalhos que serão apresentados de forma presencial ou remota, conforme escolha feita pelos responsáveis de cada projeto, quando da sua submissão.

“Independente dessa seleção que está em processo, agradecemos às escolas, professores e principalmente alunos por terem se empenhado no desenvolvimento dos projetos. Eles são os que tornam possível mais esta Feira de Ciências”, diz Cláudia. A Feira de Ciências integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e conta com o apoio do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).